NOTÍCIAS

Cultura | 27.04.12 - 16h53

Recife se destaca no quesito saldo de empregos

Em março, o Município ocupou a primeira posição no ranking das capitais nordestinas e também das cidades pernambucanas em saldo de postos de trabalho

A cidade do Recife computou resultado positivo de 2,23 mil empregos celetistas em março de 2012, é o que aponta o Boletim Informativo do Observatório do Trabalho do Recife, divulgado nesta quinta-feira (26). O número apresentado foi o segundo melhor dos últimos doze anos e doze vezes superior ao mesmo mês do ano anterior, que computou saldo de 185 empregos. Com esse dado, Recife ocupou a primeira colocação no ranking dos municípios pernambucanos e das capitais nordestinas. O setor que impulsionou o resultado foi o de Serviços, com 1.335 postos, seguido da Construção Civil, com 1.324.

O Boletim também aponta que o Recife tem sido responsável por, pelo menos, um quinto das novas vagas de emprego geradas pelas capitais nordestinas. Essa tendência vem reafirmando, desde 2010, a importância da cidade sobre o mercado de trabalho regional. Só no primeiro trimestre do ano, o percentual da participação da cidade subiu para 35,7%, com saldo de 5,4 mil empregos formais gerados, valor que colocou o Município no primeiro local no ranking de saldo de empregos da Região.

O saldo de postos de trabalho do trimestre também foi o maior dentre as cidades pernambucanas, seguido de Jaboatão dos Guararapes (3.497), Olinda (972) e Palmares (472). Em relação à Região Metropolitana, no mesmo período, a participação total de postos formais do Recife foi de 74,3%.

A fonte de dados utilizados para elaboração da publicação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mês de março, comparado as informações ao mês e anos anteriores.

Observatório do Trabalho - É um projeto do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Tem o objetivo de produzir e acompanhar indicadores sobre o mundo do trabalho, capazes de subsidiar a construção de políticas públicas de emprego, trabalho e renda. O projeto foi implantado no Município no dia 25 de agosto de 2011, por meio de uma parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.