NOTÍCIAS

Cultura | 27.04.13 - 18h25

Anexo de mercado vai liberar calçada para pedestre em Nova Descoberta

[caption id="attachment_33721" align="alignnone" width="680"] O prefeito Geraldo Julio assinou a desapropriação do terreno onde será erguido o novo equipamento. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife vai construir um anexo para o Mercado de Nova Descoberta. O espaço abrigará 170 feirantes, atualmente instalados em calçadas do entorno. O prefeito Geraldo Julio esteve na manhã deste sábado (27) no terreno onde será erguido o novo equipamento, situado na Rua Nova Descoberta. Com a obra, que tem previsão de início para agosto, após o processo de licitação, a PCR, de uma só vez, garantirá aos feirantes um local de trabalho adequado e resolverá o problema da mobilidade nas proximidades do mercado, liberando o passeio público para os pedestres.

Orçada em R$ 2.080 milhões, a obra inclui a aquisição do terreno de mil metros quadrados, elaboração do projeto e construção do novo anexo -  hoje o prefeito Geraldo Julio assinou a desapropriação do terreno. A previsão é que a obra seja entregue aos recifenses em dez meses após o seu início.

“Com essa ação, vamos melhorar a vida dos feirantes, de quem frequenta o mercado e de todos que passam por essa região”, destacou Geraldo Julio. Cerca de 15 mil pessoas que utilizam o mercado por mês serão beneficiadas com a obra. Dentro do projeto, segundo o prefeito, estão previstas a instalação de 170 barracas, galpão, banheiros públicos e praça de alimentação.

[caption id="attachment_33722" align="alignnone" width="679"] Cerca de 15 mil pessoas que utilizam o mercado por mês serão beneficiadas com a obra. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Representando a comunidade local, Maria Pequena, da Associação de Mães do bairro, afirmou que o reordenamento do entorno do Mercado de Nova Descoberta é um sonho realizado. “Nova Descoberta está vivendo um momento histórico. Sempre sonhamos com o reordenamento dessa região para que o pedestre não tenha que concorrer mais com carro e moto”, desabafou.

O mercado faz parte da história do bairro e existe desde 1973. Hoje, funciona com 91 boxes que comercializam hortifrutigranjeiros e artigos de mercado e de açougue. Depois da conclusão da obra do anexo, o local vai abrigar 261 boxes, aumentando em cerca de três vezes a quantidade de postos de trabalho existentes hoje.

TRÂNSITO – O trabalho de reordenamento do entorno do Mercado de Nova Descoberta iniciou com os serviços de manutenção da sinalização horizontal e vertical. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) já realizou, no início do mês, uma operação de requalificação da sinalização de trânsito na área, que incluiu a colocação de aproximadamente 50 placas de trânsito, a regulamentação de estacionamento no trecho do equipamento público e pintura de meio-fio e das lombadas.

A ação também contemplou a regulamentação do ponto de táxi, que saiu da Rua Nova Descoberta e foi para a Rua Betinha, e a implantação de dois pontos de estacionamento para carga e descarga com horário definido das 20h às 6h.



OUTROS MERCADOS – Quatro mercados da cidade já receberam ações de ordenamento neste ano: Água Fria, Afogados, Beberibe e Casa Amarela. Em janeiro, 150 ambulantes foram retirados da calçada da Avenida Beberibe, visando uma maior mobilidade na via. No mesmo mês, o entorno do mercado de Água Fria recebeu revitalização através da transferência de 210 ambulantes para quatro vias do bairro. Em Afogados, a reordenação aconteceu em fevereiro, quando 195 ambulantes foram retirados da Estrada dos Remédios.

O último mercado a receber reordenamento foi o de Casa Amarela. No início deste mês, 42 feirantes instalados de forma irregular na Rua Padre Lemos foram realocados no Pátio de Feira de Casa Amarela, área anexa ao mercado do bairro.