NOTÍCIAS

Cultura | 27.04.15 - 10h54

Alunos da Escola Nadir Colaço apresentam trabalhos do Projeto Nas Ondas da Leitura

O encontro literário acontece para que os estudantes exponham suas interpretações sobre o livro lido no mês

Mais de 300 alunos da Escola Municipal Nadir Colaço, localizada na Macaxeira, apresentaram, na manhã desta sexta-feira (24), os trabalhos sobre o primeiro livro do Projeto Nas Ondas da Leitura trabalhado pela escola este ano. Os encontros literários acontecem para que os estudantes exponham suas interpretações sobre o livro lido no mês. Poemas, paródias e apresentações de dança fizeram parte da programação, além da exibição de vídeo e recital de cordel.

Depois de um início de manhã cheio de música, as turmas do 6º ao 9º ano exibiram seus trabalhos sobre o livro Pavão Misterioso, que é uma das oito obras de Literatura que serão trabalhadas na unidade de ensino ao longo do ano. Os estudantes também apresentaram a biografia do autor Arievaldo Viana, que recriou a obra de José Camelo Rezende e João Melquíades Ferreira. As salas e halls da escola foram decoradas com murais e banners produzidos pelos alunos.

De acordo com a diretora da Nadir Colaço, Josinere Sales, a proposta pedagógica do Ondas da Leitura é incentivar o hábito da leitura e mostrar que a atividade pode ser prazerosa. “Todos os livros trazem uma riqueza de conhecimento da cultura popular e se entrelaçam com o tema do ano letivo da nossa rede municipal: Ariano Suassuna – Educação, Cultura, Memória e Identidade”, assegura a gestora.

Segundo a professora de português Verônica Sá, os alunos se empenharam bastante para fazer as apresentações. “Foi uma aventura trabalhar com este livro e ver o envolvimento das crianças e a relação que se estabelece com a questão artística e cultural”, avalia.

Mesmo se sentindo envergonhado, o estudante do 9º ano, Jason Souza, 15 anos, gostou de se vestir de pavão e apresentar a paródia criada por ele e os amigos. “Foi muito divertido fazer essa paródia, apesar da minha timidez. Fiquei nervoso no início, mas os professores me incentivaram muito”, conta.

PROJETO – O Projeto Nas Ondas da Leitura, da Secretaria de Educação do Recife, atinge os mais de 60 mil alunos atualmente matriculados no Ensino Fundamental da rede municipal e tem o objetivo de estimulá-los a trilhar os caminhos da autoria.O projeto faz parte do Programa de Letramento do Recife (Proler) e é realizado em parceria com o Instituto Meta de Educação, pesquisa e Formação de Recursos Humanos (IMPEH), que oferece suporte pedagógico de estímulo à leitura e à produção de textos.

Em fevereiro deste ano, alunos de 35 escolas lançaram três livros pensados e produzidos pelos próprios estudantes, a partir dos trabalhos do Ondas da Leitura. As obras "Um passado bem presente” e “A Escada até a Lua” foram escritas por estudantes das Escolas Municipais Engenho do Meio e Presbítero José Bezerra, respectivamente. Já o livro “Histórias e Lendas do Recife” contém 60 pequenos contos escritos por alunos de cerca de 30 unidades de ensino. A obra é uma coletânea de narrativas da tradição oral local passadas através de gerações.