NOTÍCIAS

Cultura | 27.04.15 - 12h04

Inscrições para Seminário do Ciclo Junino terminam nesta quinta-feira, 30

O evento tem inscrições gratuitas e é aberto a todos os interessados no folguedo.

Terminam na próxima quinta-feira (30) as inscrições para o Seminário do Ciclo Junino, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Os interessados devem se dirigir à Casa do Carnaval, localizada no Pátio de São Pedro, nº 38, bairro de São José, de segunda à sexta, no horário das 9h às 17h. As inscrições são gratuitas.

Estão sendo disponibilizadas 100 vagas para o seminário que será realizado no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), de 5 a 7 de maio, no horário das 16h às 19h. Ele será composto por palestras com pesquisadores que abordarão desde questões da festa como diversão, até o seu caráter devocional. As quadrilhas, as procissões, comidas típicas, os ritos que compõem o ciclo são alguns dos temas que serão abordados.

No primeiro dia (05) o tema abordado será “A Festa como Diversão” que será discutido pelo historiador e doutorando em Cultura Popular, Mário Ribeiro, com mediação da pesquisadora e assessora da Secretaria de Cultura, Carmen Lélis. Em seguida, eles invertem os papéis e caberá a Carmem Lélis abordar a temática “A Dimensão Devocional da Festa” que será mediada por Mário Ribeiro.

Já no segundo dia (06), a historiadora e mestra em Cultura Popular Leilane Nascimento, e o pedagogo Perácio Gondin falam sobre “A Quadrilha Junina Adulta” seguido de debate com mediação da gerente de Patrimônio Imaterial da PCR Zélia Sales. Encerrando o seminário (07) será abordado o tema “A Quadrilha Junina Infantil”, com os quadrilheiros Sergio Pereira e Jerônimo Ferreira como palestrantes com mediação do assessor da Secretaria de Cultura, Albemar Araújo.

Informações sobre as inscrições para o Seminário do Ciclo Junino podem ser obtidas pelos telefones: 3355-4311/4331 / 8193.

Serviço:
Inscrições para Seminário do Ciclo Junino
Quando: até 30 de abril (quinta-feira)
Local: Casa do Carnaval, Pátio de São Pedro, casa nº 38, bairro de São José, Recife
Horário: de segunda à sexta, das 9h às 17h.
Informações: 3355-4311/4331 / 8193.
Inscrições gratuitas