NOTÍCIAS

Saúde | 27.04.16 - 09h48

Prefeito inaugura Academia da Cidade e entrega praça reformada na Cohab

img_alt

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, Geraldo Julio inaugura equipamentos que incentivam o cuidado com a saúde da população (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os moradores do bairro da Cohab comemoraram o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, nesta terça-feira (26), com a inauguração de espaços que incentivam o cuidado com a saúde. Nesta noite, o prefeito Geraldo Julio inaugurou a Academia da Cidade e entregou a praça onde ela fica localizada, na UR-5, completamente reformada. O novo espaço, que contou com um investimento de R$ 280 mil, agora tem área e equipamentos adequados para a atividade esportiva e práticas relacionadas à saúde e ao lazer.

"Esta é uma obra importante, foi muito solicitada pela população. As crianças vão poder ter espaço de lazer, os adultos e idosos vão poder fazer aulas de ginásticas, caminhadas, atividades físicas, tudo para a melhoria da saúde. Em tempos difíceis e de crise como estes, ficamos muito felizes em poder realizar obras e entregas que beneficiam a população", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Os serviços, realizados pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que duraram apenas três meses, contemplaram a implantação de iluminação pública, a recuperação do piso, com intervenções nas calçadas e na pista de cooper. A quadra foi totalmente requalificada e passou a contar com iluminação, alambrado e traves. Além disso, o programa Academia da Cidade oferece avaliação física, orientação física e nutricional, palestras, rodas de diálogos, passeios ciclísticos, entre outras atividades físicas e culturais.

Naldenice Gomes, no auge dos seus 70 anos, fazia exercícios em um local improvisado e agora comemora a nova estrutura que está completa. "A gente esperava há um tempão por isso. Agora vou poder vir pra cá todo dia, de tardezinha, fazer minha aula, porque está tudo lindo e ainda tem professor pra ensinar a gente a fazer as coisas", comentou a aposentada sobre o novo espaço, que também conta com banheiros masculino, feminino e ​três salas. O local também recebeu intervenção na arborização, com poda de árvores, plantio de mudas e grama.

O Programa Academia da Cidade ​realiza diversas atividades para promover a saúde física da população. O horário de funcionamento é das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h, e qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de cadastro ou inscrição prévia. O objetivo da Academia da Cidade é promover a saúde com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável, visando a melhoria da qualidade de vida da população recifense. Atualmente existem ​42 polos da Academia da Cidade espalhados pela capital, onde a Prefeitura investiu cerca de R$ 2,5 milh​ões​ para a recuperação dos equipamentos​.

A nova Academia da Cidade fica próxima a outros dois importantes equipamentos públicos do bairro, a Upinha Desembargador José Manoel de Freitas e a Creche-Escola Recife Governador Eduardo Campos, ambos inaugurados no segundo semestre do ano passado.