Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 27.04.17 - 10h51

CTTU realiza ações de ordenamento e manutenção da sinalização viária na Zona Norte do Recife

As ações vão promover a circulação das pessoas com mais segurança e beneficiar a circulação do transporte público de passageiros

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai ordenar o trânsito e realizar a manutenção da sinalização viária em diversas vias da Zona Norte do Recife, a partir desta quinta-feira (27) até a quinta-feira (4). As ações vão promover mais segurança na circulação das pessoas e beneficiar o transporte público, uma vez que sete linhas de ônibus, que transportam cerca de 25 mil passageiros, circulam pela área que será beneficiada. A iniciativa prevê a regulamentação do estacionamento na Rua Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio, no trecho compreendido entre as ruas Padre Oliveira e Uriel de Holanda. Além disso, as ruas Bomba do Hemetério e Chã de Alegria, no bairro da Bomba do Hemetério, e a Rua Padre de Oliveira, no Alto José do Pinho, vão receber a manutenção de toda a sinalização viária, além da implantação de redutores de velocidade (lombadas físicas).

Com a medida, a Rua Córrego do Euclides, que é mão-dupla e recebe um grande volume de veículos diariamente, passa a ter o estacionamento proibido permanentemente do lado esquerdo, no sentido Rua Padre Oliveira/Rua Uriel de Holanda. Dessa forma, as linhas de ônibus que atendem a localidade irão ganhar mais espaço para a circulação. Já as ruas Bomba do Hemetério, Chã de Alegria e Padre de Oliveira irão receber nova sinalização horizontal, incluindo a implantação de sete faixas de pedestres e de cinco redutores de velocidade.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, ações como essas têm sido prioridade da atual gestão de trânsito. "Ao longo dos últimos quatros anos, a CTTU vem se empenhando na execução de medidas simples e que fazem a diferença no dia a dia da população, seja no ganho de mais segurança viária ou na melhoria da circulação do transporte público de passageiros. É o caso das ações que faremos na Zona Norte ", explica.

Para regulamentar a ação, a CTTU também vai implantar cerca de 60 placas de sinalização vertical nos locais. Além dissodurante os primeiros dias após a implantação, equipes de agentes de trânsito vão monitorar a área e orientar os condutores que circulam no entorno. Aqueles que insistirem em estacionar nos locais proibidos poderão ser notificados e as multas variam entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH), respectivamente.

OUTRAS MUDANÇAS –   O ordenamento do estacionamento no Córrego do Euclides faze parte de um conjunto de ações implantas pela CTTU, que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo. Desde 2013, já são 91 modificações em todo o Recife.