NOTÍCIAS

Administração | 27.04.17 - 15h19

PCR entra na mobilização pelo acesso à TV digital no Recife

img_alt

Prefeito Geraldo Julio recebeu o diretor da Instituição Seja Digital, Antônio Carlos Martelleto, que vai distribuir kits para famílias de baixa renda na cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O fim do sinal analógico de TV na Região Metropolitana do Recife (RMR) vai ocorrer no dia 26 de julho deste ano. Por este motivo, a Seja Digital, instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, está realizando parcerias para atender melhor à população. Nesta quinta-feira (27), o prefeito Geraldo Julio recebeu o diretor da entidade, Antônio Carlos Martelleto, para tratar de ações em conjunto para levar a inclusão digital ao máximo de pessoas na cidade. A expectativa é que, somente no Recife, sejam distribuídos 200 mil kits.

Por parte da Prefeitura, serão disponibilizados espaços em equipamentos públicos para a orientação e distribuição dos kits, que contam com conversor digital, controle remoto, cabos e antena de recepção. A Prefeitura ainda fornecerá o cadastro de famílias inscritas em programas sociais, público alvo da instituição. Além disso, as oito Ecoestações do Recife estarão aptas a receberem aparelhos de TV antigos que podem vir a ser descartados pela população em grande quantidade, com o final do sinal analógico.

“É importante que nesses próximos 90 dias a população que ainda tenha TV analógica se engaje neste projeto para poder receber o seu kit e fazer com que sua TV  funcione com o sinal digital”, destacou Geraldo, lembrando ainda dos benefícios do sinal digital. “Vai melhorar a qualidade da imagem mesmo para as TVs de tubo e, quando o sinal analógico for desligado no Recife, a TV só vai funcionar com o sinal digital. Todo mundo vai sair ganhando e a Prefeitura vai fazer a sua parte”, continuou.

A Seja Digital foi criada por determinação da Anatel e tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais. Cidades de São Paulo e do Distrito Federal já extinguiram o sinal analógico de TV. A entidade disponibiliza o contato telefônico 147, para atendimento gratuito a população sobre o sinal de TV digital.

Para o diretor a entidade, trabalhar em conjunto com a Prefeitura traz um ganho enorme para o trabalho. “O projeto é bastante importante para a população pela inclusão que ele traz, tanto na questão da TV digital, como o que vem depois, com a internet móvel. É importante trabalhar com a Prefeitura porque ela tem muitos canais que podem nos ajudar a chegar mais perto da população, principalmente as pessoas de baixa renda”, disse Antônio Carlos Martelleto.