Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 27.04.22 - 08h05

Prefeitura do Recife promove Encontro de sensibilização de lideranças para a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial

img_alt

Reuniões abertas e gratuitas têm como objetivo sensibilizar sociedade acerca da temática e fomentar participação ativa (Foto: Cortesia/PCR)

Começam nesta terça-feira(26) e seguem até o dia 11 de maio, os encontros de sensibilização de lideranças para a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial. Esses encontros têm como principal objetivo dialogar com as lideranças locais sobre a importância da participação na conferência, que este ano será realizada em julho.

 

Os encontros direcionados  à sociedade civil em geral estão sendo promovidos pelo Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Recife (CMPPIR/Recife) com a participação da Gerência de Igualdade Racial do Recife, vinculada à  Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas.

  

De acordo com Girlana Diniz, gerente da Igualdade Racial do Recife, a  5ª Conferência Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial será realizada entre os dias 25 a 27 de julho, e  terá como tema “Enfrentamento ao Racismo e as outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e racismo religioso: política de Estado para todos”.

  

O calendário oficial de mobilização para a conferência terá início com os encontros de sensibilização de lideranças das seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. " A 5ª Conferência terá um papel importante pois pretende-se avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, bem como organizar o processo eletivo para eleger os membros conselheiros da sociedade civil, minorias étnicas e representantes das RPAs para o biênio de 2022 - 2024", ressaltou.

 

Girlana ainda destaca que é importante fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia, através do monitoramento, acompanhamento e fiscalização, bem como propor políticas afirmativas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra recifense.

 

Calendário oficial de mobilização para a conferência:

  

26/04 – 19h – RPA 2

Local: Gigante do Samba

Endereço: Rua das Crianças, 63 - Bomba do Hemetério

 

27/04 – 19h – RPA 1

Local: COMPAZ Dom Hélder Câmara

Endereço: Rua Lourenço de Sá, 140 - Ilha Joana Bezerra

 

28/04 – 19h – RPA 4

Local: Museu da Abolição

Endereço: Rua Benfica, 1150 - Madalena

 

29/04 – 19h – RPA 3

Local: Sítio da Trindade

Endereço: Rua Manoel Azevedo de Andrade, 210-234 - San Martin

 

10/05 – 19h – RPA 5

Local: Associação de Moradores da Mustardinha

Endereço: Estrada do Arraial - Casa Amarela

 

11/05 – 19h – RPA 6

Local: Associação de Moradores das Vilas Maria Lúcia e Aliança

Endereço: Próximo ao número 57, Rua Erval, S/N - Ipsep