Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 27.04.22 - 10h01

Programação especial celebra conclusão do Mais Vida nos Morros no Alto Nossa Senhora de Fátima

img_alt

Comunidade foi beneficiada com várias ações estruturadoras, como contenção de encostas e instalação de corrimãos. (Foto: Edson Holanda/Seiurb)

A Prefeitura do Recife promove, até a sexta-feira (29), no Alto Nossa Senhora de Fátima, bairro do Vasco da Gama, uma série de atividades culturais, palestras, oficinas, serviços de saúde gratuitos, além de serviços de Crédito Popular do Recife (CredPop) e do Programa Geração de Oportunidade Recife (GO Recife). Promovida pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), a iniciativa celebra o encerramento das ações do programa Mais Vida nos Morros na comunidade.

Nesta quarta-feira (27), das 14h às 17h, na Escola Municipal Otávio de Meira Lins, a população terá acesso a serviços de saúde: aferição de pressão, vacinação influenza, vacinação covid-19, teste de Sífilis e HIV, mutirão de combate às arboviroses e distribuição de preservativos e kits de saúde bucal. A partir das 15h, a crianças curtirão a apresentação do mágico Rodrigo Lima. Além disso, a população poderá se inscrever na plataforma Go Recife para ter acesso a vagas de emprego e cursos gratuitos, e os pequenos empreendedores terão a oportunidade de conhecer e aderir ao CredPop.

Na quinta-feira (28), a programação também começa às 14h, com oficina de produção de mudas. Às 15h, começa a diversão para os pequenos. Vai ter contação de histórias e mediação de leitura com Mari Bigio, seguida pela apresentação do mágico Rodrigo Lima. Os adultos também têm vez no período da tarde. Estão programadas oficinas de fitoterápicos e culinária sustentável.

O encerramento da programação acontece na sexta-feira (29). O dia promete ser especial para a comunidade com apresentação da Orquestra de Frevo Flor de Liza e da Aula Espetáculo: Que frevo é teu? Com Cia de Dança Ogum Odé. Para a primeira infância haverá contação de história com Ilana Ventura e a oficina de xilogravura com Mari Bigio. Os moradores poderão acompanhar a palestra “Despertando características empreendedoras”, com Márcia Melo. 

O evento marca o início de um novo ciclo baseado nos conceitos da inclusão, cidadania e sustentabilidade, e a conclusão das transformações realizadas pelo programa Mais Vida nos Morros. E conta com a parceria das secretarias de Segurança Cidadã; Saúde; Educação; Cultura; Planejamento, Gestão e Transformação Digital; e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, além das secretarias executivas da Primeira Infância e Agricultura Urbana.

Intervenção – O programa Mais Vida nos Morros promoveu uma série de ações estruturadoras no Alto Nossa Senhora de Fátima. Foi realizada a pintura de 60 casas e a escadaria da Rua Antônio Pinto Lapa foi contemplada com obras de infraestrutura que possibilitaram maior segurança no percurso, em parceria com a Tintas Coral. A iniciativa incluiu a instalação de corrimão e recapeamento dos degraus. Além disso, todos os espelhos dos degraus receberam aplicação de mosaico inspirada no arco íris.

A comunidade também foi contemplada com a realização de duas oficinas de cocriação, uma voltada para os adultos e a outra para as crianças da comunidade. Durante três meses, os moradores e alunos da Escola Municipal Otávio de Meira Lins puderam contar com oficinas de turbante, frevo, arte urbana e reciclagem, contação de história e culinária sustentável. Os moradores aprenderam práticas sustentáveis, como receitas a partir do aproveitamento integral dos alimentos e cuidados na produção de uma muda até o seu plantio. Aconteceram ainda oficinas voltadas para empreendedorismo e mulheres.

A área teve 15 casas contempladas com intervenções urbanas. As pinturas foram feitas na Rua José Rebouças, com temas voltados à natureza e escolhidas diretamente pelos moradores e executadas pelos artistas da equipe Seiurb, Heber Oliveira, Luciano Ferreira e Almir Pedro da Silva. Também foram beneficiadas pelo programa Colorindo o Recife cinco casas na escadaria da Rua Antônio Pinto Lapa, com as cores das artistas Nadja e Rena. 

As ações do Mais Vida também incluíram duas contenções de encostas realizadas por meio do programa Parceria. As vias e espaços públicos da localidade também ganharam placas de identificação. Além disso, as frentes de algumas casas receberam ações de jardinagem e ganchos em uma ação de conscientização ambiental sobre os resíduos domésticos.