NOTÍCIAS

| 27.05.11 - 19h50

Secretarias se unem por prevenção ao uso de drogas nas escolas municipais

Programa de capacitação de professores trouxe para discussão a posição das escolas em relação ao uso de drogas

A parceria entre as secretarias de Saúde e Educação da Prefeitura do Recife resultou em uma edição do Curso de Capacitação de Professores voltada para a prevenção ao uso de drogas. A iniciativa teve início no começo desta semana e habilitou mais de 500 professores do terceiro e quarto ciclos (5ª e 6ª séries). Eles assistiram à palestras ministradas por profissionais do Centro de Prevenção e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA) com o objetivo de expandir o conhecimento sobre os principais tipos de drogas em circulação dentro das escolas.

Os cursos de capacitação são oferecidos durante todo o ano no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e cada mês abordam um tema específico. O deste mês foi escolhido pelos próprios professores que apresentavam muitas dúvidas sobre como lidar com os alunos com sintomas de uso de drogas. O trabalho é importante para a multiplicação do conhecimento e a prevenção através da educação.

Segundo a gerente do Programa de Redução de Danos, Michele Tarquino, é a partir da educação que muitos processos se desdobram: “A escola tem um papel muito importante na vida da sociedade, e através dessa capacitação os professores vão poder identificar casos que serão encaminhados às secretarias para que planos de ação possam ser traçados”. Com a temática das drogas aplicada especificamente a cada disciplina, os professores poderão embasar teoricamente o que é visto por muitos na prática, trazendo exemplos dentro da realidade social dos alunos.

Com essa capacitação os professores estão, a partir de agora, passando, com propriedade, informações e conselhos sobre os malefícios que o uso de drogas pode trazer para pessoas que estão começando a viver.

ASSUNTOS: