NOTÍCIAS

Cultura | 27.05.13 - 14h56

Prefeitura do Recife amplia em 50% o número de médicos do SAMU

[caption id="attachment_34547" align="alignnone" width="680"] Agora, serão 85 médicos atuando no serviço na capital pernambucana. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife reforçou o SAMU nesta segunda-feira (27) com a nomeação de 29 novos médicos, sendo 15 cirurgiões e 14 clínicos, o que representa uma ampliação de 50% no quadro funcional da instituição. Agora, serão 85 médicos atuando no serviço na capital pernambucana. Em paralelo às nomeações, a PCR também investiu na estrutura do SAMU com a entrega de duas novas ambulâncias específicas para locais de difícil acesso. O prefeito Geraldo Julio esteve na sede da entidade nessa manhã, onde também autorizou a ampliação da Central de Regulação Médica da rede, que passará a atuar em parceria com 72 municípios de Pernambuco – atualmente só são 17 cidades.

Desde o início do atual governo, em janeiro, já são 260 profissionais de saúde nomeados. Para o prefeito, o comprometimento da gestão com a saúde garantirá uma melhor qualidade de vida para a população. “A chegada dos profissionais, dos novos equipamentos e a ampliação da central vai melhorar muito a capacidade de atendimento do SAMU para o povo do nossa cidade”, destacou Geraldo Julio.

Hoje, 372 profissionais de saúde formam o quadro atual do SAMU Recife. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, técnicos auxiliares de regulação médica (TARM’s) e rádio operadores. Só no capital pernambucana são recebidas, em média, 5.354 ligações mensais. Os médicos nomeados foram aprovados em concurso de 2012. “A eficiência do SAMU, a velocidade, qualidade e a produtividade são exemplos para qualquer instituição. Isso significa que é possível, sim, ser eficiente cumprindo a sua missão”, pontuou Geraldo Julio.



Secretário de Saúde do município, Jailson Correia ressaltou a importância do SAMU como primeiro atendimento. “Esse é um anúncio bastante substantivo. Eu, que sou médico, sei exatamente a diferença que faz uma vítima ser socorrida com imediatismo, quando o caso é grave”, afirmou Jailson, depois de enaltecer a nomeação dos novos profissionais para toda a rede de saúde. “Isso deixa qualquer equipe muito contente com essa demonstração firme de priorização”, cravou.

AMBULÂNCIAS - Já as duas novas ambulâncias possuem tração 4x4, ou seja, são mais compactas e podem chegar com facilidade aos morros e locais alagados; além de subir rampas e ladeiras. Os veículos, que são de suporte básico, estão equipados com maca, torpedo de oxigênio e umidificador. Um técnico de enfermagem e um condutor atuarão nas unidades. Atualmente, a unidade de Atendimento Móvel do SAMU possui 22 veículos equipados para atendimento de urgência.

CENTRAL - Para garantir a reforma e ampliação da Central de Regulação do SAMU Metropolitano, localizada na Avenida Manoel Borba, Boa Vista, a PCR autorizou a contratação de 31 telefonistas e 7 rádio operadores. Os novos profissionais serão treinados pela própria equipe do serviço. A sede, que hoje é responsável por acionar os serviços em 17 municípios, passará a atender 72 cidades. No total, a PCR vai investir R$ 28 mil para a intervenção física do espaço, além do investimento para a aquisição de novos equipamentos.

Para acionar os serviços da rede, basta entrar em contato com a Central de Regulação Médica de Urgências do Samu, através do número 192. Depois da ligação, o médico regulador se encarregará de encaminha até a vítima o serviço de emergência adequado. Atualmente, o SAMU dispõe de Unidades de Suporte Avançado (USA) equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel; Unidades de Suporte Básico – Motolâncias –, além das aeronaves.