NOTÍCIAS

Cultura | 27.05.14 - 09h49

Estudantes da rede municipal participam de 1ª aula prática com robôs humanoides

Os alunos vencedores da Mostra Cientifica Municipal aprenderam a manusear os robôs e puderam executar os comandos iniciais. (Foto: Inaldo Lins/PCR)



Um grupo de 16 estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino do Recife participou da primeira aula prática com robôs humanoides, na última sexta-feira (23). A ação faz parte da inserção do Programa de Robótica nas escolas municipais do Recife. Os alunos foram escolhidos por terem se destacado na Mostra Científica Municipal, no ano passado, com projetos voltados para a área de robótica. A formação aconteceu no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Boa Vista.

Estudantes das Escolas Maria Sampaio Lucena (UR-1), Pedro Augusto (Soledade), Antônio de Brito Alves (Mustardinha) e Dom Bosco (Jardim São Paulo) puderam aprender a manusear o NAO (cérebro em chinês), robô humanoide que será utilizado nas aulas. O grupo pôde executar os comandos iniciais, como andar, sentar, falar e até dançar.

No próximo dia 3 de junho, será a vez de mais 12 alunos das escolas Nadir Colaço (Macaxeira), Divino Espírito Santo (Caxangá) e Antônio Heráclio do Rêgo (Água Fria). No começo do mês, a formação foi voltada a 25 professores multiplicadores. Cada unidade de ensino terá dois responsáveis pela inserção de atividades de robótica com os humanoides. A segunda turma, composta de 50 docentes, está sendo formada nesta semana, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.

O secretário executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos, afirmou que este primeiro contato dos estudantes ajudará a propagar o Programa de Robótica nas Escolas. "Esses alunos foram destaques na 1º Mostra Científica Municipal com robôs e precisávamos potencializar o talento deles. Uma ação como essa colabora com a disseminação do programa junto aos demais estudantes. Eles serão multiplicadores e criadores de grupos para novas formas de utilização dos humanoides," disse o secretário.

Matheus Arce Correia, estudante do 9º ano da Escola Municipal Pedro Augusto, considera esse primeira aula prática de robótica como o início da concretização de um sonho. "Apesar da tecnologia ser avançada, estou achando muito simples de mexer. Ter esse contato com os robôs é mais um incentivo para que, no futuro, eu possa realizar meu desejo de ser programador."

PROGRAMA – Mais de 80 mil estudantes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental serão beneficiados pelo Programa Robótica na Escola, que foi lançado em fevereiro de 2013. A ação chega a 302 escolas e creches da rede, que utilizarão as novas tecnologias nas atividades em sala de aula. Com investimento de mais de R$ 30 milhões, o Robótica na Escola é realizado em três linhas de trabalho: a da metarreciclagem (na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas recicláveis e programados pelos alunos), a dos blocos de encaixe e a de robôs humanoides.