Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.05.16 - 18h42

Bairros do Barro, Guabiraba e Estância recebem ações da Semana do Bebê

img_alt

As atividades envolveram crianças e mães nas creches-escola Presidente Tancredo Neves e Iraque, além do Centro Espírita Cabocla Jaciara (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Ao chegar à creche-escola da Comunidade do Iraque, no bairro da Estância, Lucas, de um ano e meio, estava totalmente envolvido com a atividade lúdica que os professores e coordenadores tinham planejado para celebrar a Semana do Bebê. Como ele, todas as 110 crianças da creche tiveram um dia dedicado às descobertas das cores, texturas, aromas e sabores. A primeira-dama do Recife, Cristina Mello, o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira e a comitiva do Fundo das Nações Unidas para a Criança no Brasil (UNICEF) visitaram e participaram das ações promovidas nesta e na creche-escola Recife Presidente Tancredo Neves, no bairro do Barro, além da ação Ninar nos Terreiros, no Centro Espírita Cabocla Jaciara, na comunidade Bola na Rede.

A atividade nas creches envolveu a preparação de gelatinas e sagu com ajuda das crianças e o contato delas com os alimentos, para aguçar o aprendizado através das sensações. Para a consultora de Educação Infantil do UNICEF, Carol Velho, a estrutura dos equipamentos do Recife é uma das melhores do Brasil. "O padrão de boa qualidade tem que ser o público, que atenda a todos. Precisamos mudar a cultura do que o privado é bom. Os prédios seguem às normas do Ministério da Educação. Porém, a compra dos equipamentos é escolha da Prefeitura e aqui vemos que tudo foi feito totalmente adequado para o bom desenvolvimento das crianças", afirmou.

A atividade Ninar nos Terreiros é uma inovação da Prefeitura do Recife dentro da programação da Semana do Bebê. Durante todos os dias de evento, diversos espaços religiosos da cultura afro foram utilizados como local de união da comunidade, promoção de serviços de fortalecimento da cultura e cuidado com a saúde das mães e crianças. Hoje (26), na Bola na Rede, foram promovidas oficinas de tranças, turbantes, pequenas aulas sobre cultura negra, avaliações físicas e distribuição de informativos de saúde.

O UNICEF leva o exemplo do Recife para os mais de 900 municípios que promovem a Semana do Bebê. "Usamos o espaço do terreiro para o cuidado com a saúde e assim, o tornamos local de elo com as pessoas, independente da religião", contou a coordenadora da política de saúde da população negra do Recife, Rosimere Santos. Caique, 4 anos e Gisele, 3 anos, estavam todos pintados em alusão à cultura afro, depois que participaram da oficina realizada no Centro Espírita. Quando perguntados sobre o que mais gostaram do dia, a resposta foi unânime: "A pintura!", gritaram na maior alegria.

A Semana do Bebê - A ação é capitaneada pelo UNICEF e Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Saúde e tem a participação das secretarias de Educação, Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Turismo e Lazer e Desenvolvimento e Empreendedorismo. O evento está em sua 2º edição, vai até o domingo (29) e tem como tema "Desenvolvimento Infantil". Em vários pontos da cidade, estão sendo realizadas atividades referentes à promoção, prevenção e assistência à criança de zero a seis anos.

As ações estão distribuídas em todos os Distritos Sanitários do Recife onde estão acontecendo atividades lúdicas educativas, oficinas, palestras, rodas de conversa, momentos recreativos e de estimulação com temas relativos ao desenvolvimento infantil - saúde, educação, lazer, entre outras áreas. A programação destinada às crianças, pais, responsáveis e profissionais também contemplará orientações sobre o plano de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, os desafios para o combate à epidemia de arboviroses, crianças com microcefalia, deficiências e transtornos do desenvolvimento global.
Mais informações e a programação completa: www2.recife.pe.gov.br/semanadobebe