Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 27.05.16 - 09h50

II Semana do Bebê do Recife: Praça do Alto do Capitão, em Dois Unidos, recebe mamaço

img_alt

Mais de 50 mulheres participaram, ente elas 15 estão amamentando seus filhos e receberam orientações (Foto: Cortesia)

 

"Eu não sou mãe de primeira viagem, mas hoje aprendi muito sobre amamentação", falou Maria Aparecida Silva,  28 anos, moradora da comunidade Alto do Capitão e mãe de Julia 2 meses. Junto com outas mulheres, ela participou, nesta quinta-feira (26), do mamaço promovido por profissionais de saúde dentro da II Semana do Bebê do Recife, promovida pela Prefeitura do Recife com o apoio da Unicef. O evento foi aberto na segunda-feira (23) e será encerrada no domingo, durante o Programa Recife de Coração, no bairro do Recife. O mamaço contou com a presença de mais de 50 mulheres, 15 delas são lactantes. Todas receberam receberam orientações sobre a importância da amentação para as mulheres e para os bebês.
 
A enfermeira da Unidade de Saúde da Família Alto do Capitão,  Juliana Pedrosa, abordou sobre o tema a amamentação exclusiva e os benefícios que ela traz para a saúde do bebê. " A amamentação ajuda na imunidade da criança além de estreitar o vinculo com a mãe",  enfatizou a profissional. Posições confortáveis para a mãe e o filho e cuidados com a higiene também estavam entre os assuntos abordados. 
 
Na ocasião, a programação da Semana do Bebê trouxe para as crianças do Alto do Capitão, comunidade do bairro de Dois Unidos,um circuito de brincadeiras,  atividades educativas, músicas que falam do combate ao mosquito Aedes aegypti, cantadas pelo grupo musical As Dengosas. A equipe de educação popular em saúde do Distrito Sanitário 2 realizou contação de histórias, brincadeiras com pinturas e cantigas de roda, com apoio da Ong A Serviço do Amor. Professores da Academia da Cidade realizaram atividades que trabalham o desenvolvimento psicomotor na primeira infância. Para encerrar a programação foi oferecido um lanche saudável para a criançada.  
 

Programação - A II Semana do Bebê do Recife prossegue até domingo. Até lá serão mais de 100 atividades promovidas por todas a cidade, para tratar de assuntos relativos aos cuidados na primeira infância - faixa etária que vai de zero a seis anos de idade. Outras secretarias municipais, a exemplo de Educação e Diretiros Humanos estão promovendo palestras, rodas de diálogo, entre outras atividade na Semana.  Na sexta-feira (27), a partir das 8h, na Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério, dentro da programação, equipe do SAMU 192 fará uma demonstração sobre os primeiros socorros nos casos de acidentes domésticos com crianças e situações de engasgos. A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Janise Miranda, vai utilizar bonecos/manequins para simular os procedimentos nesses casos. Mais informações e programação completa disponível no www2.recife.pe.gov.br/semanadobebe .Veja abaixo a  programação desta sexta-feira (27):

 

HORA

ATIVIDADES

PÚBLICO ALVO

LOCAL

RESPONSÁVEL

SEMANA DO BEBÊ

 

14h

Roda de Diálogo : Marcos do desenvolvimento infantil.

Mulheres da comunidade do Alto José do Pinho

USF IRMÃ DENISE

ESF; NASF; PAC; Coordenação Saúde da Criança, saúde da Mulher, PCD Distrital

Tarde

Tarde de Ninar no Terreiro: Nutricionista abordando “Mitos da alimentação”; Oficina de Kapalana/sling; Oficina de turbantes; Contação de histórias e Lanche coletivo

Crianças, Familiares e Comunidade

Terreiro Mãe Diva – Casa Amarela

Ana Elizabeth

Coord. População Negra – DS III

Manhã

Circuito de Atividades Recreativas e Caminhada pela Saúde de Nossas Crianças

Usuários das USF's, da UCI Guilherme Abath, do CAPSi e crianças da comunidade e seus familiares( 100 pessoas)

Praça do Hipódromo

Profissionais das USF's, do CAPSi, da UCI e das Políticas do DS

Manhã e tarde

Dia especial com os pais e responsáveis pelas crianças. Palestra da delegada da GPCA sobre o cuidar e o papel da família na vida das crianças.

Pais e crianças da creche

Creche N Sr Auxiliadora - Torrões

Secretaria de Educação