NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 27.05.17 - 11h26

Coque recebe mutirão de serviços integrados da PCR

img_alt

Prefeito Geraldo Julio acompanhou as atividades do Recife em Ação realizadas na manhã deste sábado (27) na comunidade que fica na Zona Central do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Escola Municipal Professor José da Costa Porto, no Coque, bairro de Joana Bezerra, foi o local escolhido pela Prefeitura do Recife para oferecer o Mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação deste sábado (27). Dezenas de pessoas acordaram cedo e foram até o local para serem atendidos em serviços de Saúde, Cidadania, Educação e Infraestrutura. O prefeito Geraldo Julio e vários secretários da gestão municipal acompanharam de perto as ações que estavam disponíveis à população. Além disso, todos os moradores do entorno foram atendidos,durante toda esta semana, com serviços de limpeza, manutenção e reordenamento urbano, controle de mosquitos transmissores de arbovíroses, vacinação contra a gripe, entre outros 

“Mais um mutirão do Recife em Ação. Estamos visitando vários bairros da cidade durante a semana e, no sábado, acontece o ponto mais alto, quando várias secretarias, como a de Educação, a de Saúde, a parte de cidadania com a emissão de documentos, prevenção às drogas e um grande trabalho da Emlurb na drenagem, poda de árvores, iluminação. É um trabalho importante que a gente faz na cidade e que hoje está beneficiando as famílias aqui do Coque”, destacou Geraldo. “Estamos presentes, perto da população, para ouvir e saber quais são as necessidades e as prioridades para o Recife”, acrescentou.

A Secretaria de Saúde esteve presente realizando um mutirão de controle do mosquito Aedes aegypti que também se estenderá ao bairro de São José. Cerca de duas mil pessoas foram beneficiadas com a oferta de serviços e com as visitas dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces), que ocorrerão no sábado e domingo. Também houve vacinação contra gripe para o grupo prioritário - crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 anos), maiores de 60 anos, indivíduos privados de liberdade, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde e professores das redes pública e privada. 

Na ocasião, a população local também teve a oportunidade de aferir a pressão arterial, fazer testes de glicose, teste rápido de HIV e sífilis, confecção de cartão SUS, além de participar de oficina de alimentação saudável e receber orientações para prevenção e identificação de Hanseníase. A equipe de saúde Bucal deu orientações sobre a escovação correta no escovódromo, com a distribuição dos kit's odontológicos (creme dental e escova). Além das ações de saúde o grupo teatral do Programa Consultório de Rua fez uma apresentação de uma peça educativa sobre o uso de drogas. Os agentes de saúde ambiental e controle de endemias visitaram residências para inspecionar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nas ruas Realeza, Travessa Realeza, 2ª e 3ª Travessa Realeza, Av. Central, Travessa Potengí, Rua Interlândia, Beco dos Caducos, Rua Cabo Eutrópio, Travessa Cabo Eutrópio, Rua AX, Rua do Maruim, Rua Regência e Rua Nantes. Cerca de 1.200 imóveis foram vistoriados. 

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) atuou em diversas frentes durante o mutirão de serviços promovido pela Prefeitura do Recife, neste sábado (27/5), no Coque, Ilha de Joana Bezerra. Foram reforçados serviços na área de drenagem, pavimentação, limpeza urbana, por exemplo. Durante a ação, a Emlurb intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza de galerias e reposição de peças pré-moldadas. Além disso, já está em andamento a limpeza dos canais Fernandinho e Realeza, que deve ser finalizada até o final do próximo mês. O investimento na limpeza dos dois canais é de aproximadamente R$ 116 mil.

Um levantamento para revisão da iluminação pública e da arborização da comunidade também já está em andamento. O mutirão também contou com o reforço na limpeza da área. Ao todo, 44 ajudantes executaram varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 15 toneladas de resíduo até o fim do dia. Serviços de manutenção e limpeza geral também foram realizados na Praça da Piriquita. A Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) tem realizado ações de ordenamento durante toda a semana. No total, foram demolidos pelas equipes da Dircon oito criatórios de cavalos e porcos e seis casas não habitadas que estavam em área pública. 

A equipe técnica da Secretaria da Mulher fez a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. Foram distribuídos materiais educativos às mulheres com os principais telefones da rede de proteção e do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice. Assistentes sociais também estiveram disponíveis para a orientação e encaminhamento de mulheres em situação de violência doméstica. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos esteve presente com as ações para emissão de 2ª via de RG (100 fichas disponíveis) e de certidão de nascimento (com distribuição de 150 fichas). A população também pôde fazer cadastramento e recadastramento no Cadastro Único/Bolsa Família. Uma advogada do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT fez orientação jurídica aos interessados. 

A população, mais uma vez, elogiou a iniciativa da Prefeitura do Recife. “Vim tirar a segunda via do registro e da identidade. Foi muito rápido e o atendimento foi muito bom. Pertinho de casa, facilita a nossa vida e é um dinheiro que a gente economiza para fazer outras coisas”, disse Thamires Tainá Urbano, 20 anos. Outra que aproveitou o sábado para aproveitar os serviços oferecidos foi a doméstica Jandira Gomes da Silva, 57. “Vim atualizar meu cadastro do Bolsa Família. Foi bom porque foi pertinho e muito rápido. A gente sente falta dessas coisas por aqui”, contou. Ela aproveitou ainda para visitar outros serviços oferecidos, na parte de saúde.

Já a Secretaria de Educação do Recife ofereceu à população do Coque diversos serviços. Em parceria, as unidades de Tecnologia em Educação e Cidadania (UTEC) de Santo Amaro e do Nóbrega promoveram uma oficina de robótica de encaixe, com kits da Lego, onde as crianças puderam aprender a comandar e interagir com os robôs. Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Nadir Colaço, que são integrantes do projeto Imprensa Mirim, fizeram uma cobertura jornalística do mutirão, divulgando as atividades e serviços do evento. A equipe também entrevistou o prefeito Geraldo Julio.

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) levou ações de prevenção e cuidado. Entre as atividades de prevenção esteve as abordagens pessoais e a ação “Papo Reto sobre Vida”, que é uma conversa dos mobilizadores sociais com crianças e adolescentes sobre seus projetos de vida, com o objetivo de incentivar o público a sonhar e a buscar a realização desses sonhos. No âmbito do cuidado, os profissionais da Sepod fizeram orientações e atendimentos individuais e em grupos para usuários e familiares, por meio de escuta qualificada e dinâmicas terapêuticas.

Presentes no mutirão, equipes da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente orientaram o público sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Micro Empreendedor Individual - MEI, Micro Empreendedor -ME, Empreendedor de Pequeno Porte - EP e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento e informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais. Foram repassadas informações sobre a concessão de alvarás, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A população pôde ainda fazer o cadastro de acesso ao Crédito Produtivo.