NOTÍCIAS

Cultura | 27.06.13 - 18h08

Tour garante roteiro por obras de Cícero Dias

Passeio de Sensibilização Turística dos próximos sábados homenageia pintor modernista e pernambucano

O Passeio de Sensibilização Turística que acontece nos próximos sábados, dias 29 de junho e 6 de julho, conta com um roteiro especial. O projeto, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, faz uma homenagem ao pintor modernista e pernambucano Cícero Dias (1907-2003). Ele, que foi um dos pioneiros do modernismo no Brasil, possui obras que estão espalhadas pela cidade.

Serão visitados locais como o prédio da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, onde existem três painéis feitos pelo artista, incluindo o primeiro mural abstrato da América Latina. A visita também conta com uma passagem pelo Museu do Estado de Pernambuco, onde os participantes poderão conhecer a seção Cícero Dias, que guarda diversas obras do artista.

A Casa da Cultura também está no roteiro, pois lá estão os painéis feitos por ele que retratam a vida de Frei Caneca. O percurso é encerrado na “Rosa dos Ventos”, no Marco Zero. A obra do artista tem como objetivo descrever a origem do mundo a partir do Recife, inspiração na famosa frase dele: “Eu vi o mundo... Ele começava no Recife”, cravada no monumento.

O passeio tem a Praça do Arsenal como ponto de partida, às 14h. Para participar, é necessário se inscrever na sexta-feira que antecede o projeto, a partir das 8h, pelo telefone 3355-8605.