NOTÍCIAS

| 27.06.14 - 09h08

Primeira Zona 30 do Recife será implantada na segunda-feira (30)

Veículos motorizados só poderão trafegar a no máximo 30km/h na área, que será implantada no Bairro do Recife

Recife vai ganhar a sua primeira Zona 30, na segunda-feira (30). O projeto será implantado na área do sítio histórico do Bairro do Recife, entre o polígno formado pela Avenida Alfredo Lisboa, Cais da Alfândega, Cais do Apolo e Rua do Observatório. Vinte e duas vias, que totalizam 155.300,00 m², terão a velocidade regulamentada de 30km/h. A ação é fruto de estudos de mobilidade realizados através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que estão em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor Ciloviário Metropolitano (PDCM).

A redução da velocidade contribui para o fluxo mais ordenado de veículos e provoca a mudança progressiva no comportamento dos condutores, criando um espaço harmonioso e seguro para a convivência de motoristas, ciclistas e pedestres. De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o Bairro do Recife foi escolhido para implantar a primeira Zona 30 da cidade por ser uma área histórica, com malha urbana compacta e espaço público reduzido, onde há a necessidade do controle do tráfego motorizado, a fim de promover mais segurança nos deslocamentos de pedestres e ciclistas. “A Zona 30 vai possibilitar a utilização do espaço público de forma mais equitativa, priorizando as pessoas e não os veículos. O projeto também tem caráter educativo e visa incentivar o respeito e a gentileza no trânsito”, comentou. A elaboração do projeto executivo também contou com a participação popular, uma vez que pessoas envolvidas no cicloativismo tiveram a oportunidade de apresentar críticas e sugestões.

Para alertar os usuários de que trata-se de um espaço de convivência compartilhada, a CTTU vai implantar 20 tótens com a indicação das vias que integram a Zona 30, 70 placas regulamentando a velocidade de 30km/h e 20 pictogramas (sinalização horizontal), que ficarão espalhados em locais estratégicos das vias contempladas pelo projeto. Além disso, a Rua do Observatório receberá medida física (elevação do piso) para acalmar o tráfego e oferecer ainda mais segurança à população. Outros três elevados serão implantados nas ruas transversais à Avenida Rio Branco, após a urbanização da via.

Nos três primeiros dias de implantação da Zona 30, a Companhia vai disponibilizar 60 arte-educadores, que estarão dispostos em 10 pontos da área, orientando as pessoas que circulam no local. Os ônibus que trafegam na área deverão circular nas mesmas condições estabelecidas para os demais veículos.

A fiscalização contará com agentes de trânsito e equipamentos de fiscalização eletrônica de controle de velocidade, instalados na Rua Madre de Deus e na Avenida Marquês de Olinda. Os equipamentos vão funcionar todos os dias da semana, entre 6h e 22h. A partir da segunda-feira (30) até a sexta-feira (4), os aparelhos funcionarão em caráter educativo. Já no sábado (5), eles estarão aptos a multar aqueles que não respeitarem a norma. As infrações irão variar de acordo com a velocidade que o condutor ultrapassar o equipamento de fiscalização de velocidade (neste caso, 30 km/h). Os veículos que ignorarem as normas estarão sujeitos a ser multados em valores que variam de R$ 85,13 a R$ 574,62, além dos pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).