Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Habitação | 27.06.16 - 13h36

Famílias recebem chaves do Habitacional Travessa do Gusmão

img_alt

Moradores de áreas ribeirinhas do bairro dos Coelhos receberam seus apartamentos das mãos do prefeito Geraldo Julio na manhã desta segunda-feira (27) (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As 160 famílias beneficiadas com os apartamentos do Conjunto Habitacional Travessa do Gusmão, no bairro de São José, começaram a receber as chaves para as novas moradias. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (27), com a presença do prefeito Geraldo Julio, em uma manhã de muita emoção para as famílias que esperavam por este dia. Construído através da Secretaria de Habitação do município, o residencial possui cinco blocos com 32 apartamentos cada, e recebeu um investimento total de R$ 7,6 milhões, com recursos municipais e federais.

“São 160 famílias que estão tendo a vida completamente mudada hoje. É uma vida nova para eles. Todos os habitacionais entregues pela nossa gestão possuem muita qualidade, acabamento de primeira e é feito com muito carinho. O habitacional tem um colorido especial, parque para as crianças e um acabamento interno feito com muito cuidado para essas famílias que esperaram por muito tempo”, destacou o prefeito Geraldo Julio. O gestor municipal estava acompanhado da primeira-dama Cristina Mello, do vice-prefeito Luciano Siqueira e do secretário de Habitação do Recife, Carlos Ferreira Filho.

Os moradores contemplados foram retirados de áreas ribeirinhas do bairro dos Coelhos, entre as pontes Velha e Joaquim Cardozo. As famílias terão acesso a apartamentos com 42 metros quadrados de área construída, distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro interno. Os blocos tem pintura geral externa e, como iniciativa dessa gestão na entrega de residenciais, cada moradia é revestida internamente com gesso, além de piso em cerâmica e o mesmo revestimento no banheiro e nas chamadas áreas molhadas - pia e lavanderia. 

“Eu morava em uma palafita, aqui mesmo nos Coelhos, e era horrível. Era muita sujeira, ratos e eu só morava lá por necessidade mesmo. E esse apartamento é um sonho. Ele é lindo e maravilhoso. Agora eu posso abrir a boca para dizer que moro em uma moradia digna de se viver”, disse a dona de casa Kelliane Lima da Silva, que vai morar com o marido e os três filhos, e foi uma das moradoras que receberam as chaves das mãos do prefeito. Quem também demonstrava bastante alegria foi Danielle Guimarães, que vai se mudar com as três filhas. “Agradeço muito à Prefeitura por ter me proporcionado essa alegria de ter um teto para morar. Esse apartamento é uma diferença enorme para quem morava em uma palafita”, comemorou.

As 160 famílias que vão morar no Travessa do Gusmão também vão contar com parque infantil equipado com brinquedos tradicionais e artesanais, 64 mudas de espécies florestais e frutíferas e várias pinturas e ladrilhos coloridos. Também estão previstas a implantação de horta comunitária e campo de futebol. Essas intervenções resultaram da parceria dos futuros moradores com a Prefeitura do Recife e envolveram profissionais e voluntários das secretarias municipais de Habitação, Planejamento e Gestão e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Um dos destaques do Travessa do Gusmão são seis painéis coloridos de tamanho gigante pintados pelo artista plástico recifense Manoel Quitério, nas laterais dos três blocos frontais à Travessa do Gusmão (acesso principal do novo conjunto). São figuras humanas bem coloridas, com até 12 metros de comprimento e seis de largura, retratando um pouco da realidade de quem vivia em palafitas e áreas ribeirinhas, a exemplo dos futuros moradores. O custo dos painéis foi mínimo, pois todas as tintas e material foram cedidos pelas Tintas Iquine, que já é parceira da Prefeitura no projeto "Mais vida nos morros".

O local recebeu ainda 64 mudas arbóreas, em ação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Todas as mudas são de plantas nativas brasileiras. As espécies florestais são o ipê-branco, ipê-roxo e craibeira. As duas primeiras pertencem à flora da Mata Atlântica e a última à caatinga, sendo utilizada ultimamente na arborização urbana. As frutíferas são jenipapo, ubaia e pitanga, do mesmo bioma.

BALANÇO – Este é o 10º conjunto habitacional inaugurado pela gestão, o terceiro só este mês, totalizando 869 unidades já entregues. Além desses, estão em obras mais nove conjuntos, com mais 1.152 moradias.