Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 27.06.16 - 10h11

PCR realiza treinamento para manuseio do maquinário do galpão de triagem de resíduos recicláveis Palha de Arroz

Ação foi direcionada para mulheres da cooperativa Ecovida Palha de Arroz, na última quarta-feira (22)

 

A Prefeitura do Recife, por meio das secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo e da Mulher, promoveu um treinamento para cerca de 35 mulheres da cooperativa Ecovida Palha de Arroz que irão atuar no galpão de triagem de resíduos recicláveis Palha de Arroz, na última quarta-feira (22). O objetivo da ação foi apresentar o maquinário instalado no local para as catadoras e explicar como será realizado o manuseio quando o galpão iniciar o funcionamento, previsto para o final deste mês.

O treinamento foi conduzido pelo representante da empresa paulista de equipamentos para reciclagem Reforplástica, responsável pela instalação do maquinário. Para Lucilene da Silva, uma das catadoras de material reciclável que foram capacitadas, a expectativa é grande para o início do funcionamento do galpão de triagem de resíduos recicláveis Palha de Arroz, localizado no Arruda. "Para mim é uma alegria, uma satisfação muito grande. A gente está com a faca e o queijo na mão. Vamos arregaçar as mãos e trabalhar. É um privilégio, uma oportunidade muito grande que a Prefeitura está nos dando", disse.

"Os maquinários estão prontos, estamos apenas finalizando alguns ajustes para que o galpão comece a funcionar e vocês possam operar os equipamentos. Esse espaço é para vocês", explicou a secretária executiva de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Ana Paula Lins, para as catadoras ao final do treinamento.   

Ecovida Palha de Arroz - A cooperativa é o resultado de um curso de formação técnica em resíduos sólidos oferecido pela Secretaria da Mulher do Recife, em 2014, para mulheres. A ação faz parte do programa Mulher, Trabalho e Renda, voltado para o fortalecimento sócio-político e econômico das mulheres. Além da parte técnica, as catadoras estudaram módulos sobre gênero, Lei Maria da Penha e direitos humanos. Atualmente, a Ecovida é uma cooperativa mista presidida pela catadora Maria José dos Santos.