Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.06.16 - 14h53

Prefeitura do Recife realiza campanha de Busca Ativa de Casos de hanseníase nesta quarta-feira (29)

A ação em alusão ao mês de combate à doença acontecerá na Associação dos Moradores da Comunidade Irmã Dorothy, no bairro da imbiribeira

 

Profissionais de saúde da Prefeitura do Recife vão fazer busca ativa de casos de hanseníase, nesta quarta-feira (29), na Associação dos Moradores da Comunidade de Irmã Dorothy, no bairro da Imbiribeira, das 9h às 13h. A iniciativa é alusiva ao mês que em que se chama a atenção para o combate à doença. Na ocasião, serão realizadas atividades de busca de novos casos através de exame dermatológico (pele) e ações de educação em saúde na comunidade.

O evento é promovido numa parceria da Secretaria de Saúde do Recife, com a Coordenação Estadual de Hanseníase, o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan e a Universidade de Pernambuco. Com a identificação de casos, o usuário será encaminhado à unidade de saúde de referência mais próxima, para o início do tratamento. 

Dados - No ano de 2015, Recife notificou 432 casos novos na população geral, sendo 18,29% dos casos de Pernambuco.  “A campanha intensifica o diagnóstico precoce da hanseníase e propicia o acesso ao tratamento adequado em tempo hábil, especialmente nas classes mais carentes, desprovidas de informações. Essa ação é importante para baixar os casos no município”, falou Ana Beatriz Vasconcelos, gerente de Atenção Básica.

Sanar - Para atender as doenças negligenciadas transmissíveis (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmitíase), a Prefeitura da Cidade do Recife criou em 2013 o programa SANAR-Recife, que promove o enfrentamento das doenças por meio de estratégias de prevenção e tratamento. O programa conta com ações como: assessoramento de Unidades de Saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação dos casos, fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.

 

UNIDADES DE REFERÊNCIA PARA HANSENÍASE

DISTRITO SANITÁRIO

UNIDADE

I

Policlínica Gouveia de Barros, Boa Vista

 

Policlínica Waldemar de Oliveira, Santo Amaro

II

Policlínica Salomão Kelner, Água Fria

III e VII

Policlínica Albert Sabin, Tamarineira

 

Policlínica Clementino Fraga, Vasco da Gama

IV

Policlínica Lessa de Andrade, Madalena

V

Policlínica Agamenon Magalhães, Afogados

VI e VIII

Policlínica do Pina, Pina

 

Policlínica Ivo Rabelo, UR-1 - Cohab