Programação junina chega ao Pátio de São Pedro na última semana de festividades
Na terceira semana de festejos juninos, vai ter forró para todo lado na cidade da música. Nos derradeiros dias da programação preparada pela Prefeitura do Recife, para celebrar as mais autênticas manifestações da cultura popular nordestina, mais de 130 atrações irão garantir o balancê, em oito locais da cidade, agora devotado a São Pedro, padroeiro da despedida junina.
Além do Sítio Trindade e do Arraial Novo da Rio Branco, no Recife Antigo, onde os pés arrastam desde os últimos dias 11 e 12, a festa alcança o Pátio de São Pedro e mais cinco bairros, até o próximo dia 1º: Ibura, Bongi, Vila Tamandaré, Poço da Panela e Brasília Teimosa.
Para conferir todas as atrações e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o portal Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br) e seguir o Instagram @saojoaodorecife, que tem festa para todo santo e para todo gosto.
Pátio de São Pedro
O Pátio de São Pedro vai se encher de festa para celebrar seu padroeiro, nos dias 28, 29 e 30. Com um total de 12 atrações, como Irah Caldeira, Xaxado do Egídio, Maciel Salu, Coco de Umbigada e Jorge du Peixe, a programação vai misturar tradição e renovação, no Pátio que testemunha sobre tradição e resistência cultural.
No dia 30, o São João no Pátio de São Pedro vai emendar noutra celebração das mais importantes: a comemoração do aniversário de 7 anos da Frei Caneca FM, para balançar o povo todo, ao som da legítima música pernambucana, que a rádio pública mantida pela Prefeitura do Recife sempre encontra os melhores caminhos para divulgar e amplificar.
Rio Branco
Toda enfeitada, uma belezura junina que chega dá gosto frequentar, com cidade cenográfica, sala de reboco e até barraca do beijo, a Rio Branco fará, nesta última semana de Recife Junino, mais 23 convites para o balancê, até a sexta-feira (30). Entre as atrações, resfolegarão sanfonas por lá o Forró Casamarela, Forró na Caixa e Jorge de Altinho.
Sítio Trindade
No Sítio Trindade, serão quase 40 atrações espalhando as cores e ritmos do São João para todo lado. No parque mais junino da capital, o passeio da roça recomeça na quarta-feira (28), com shows na Sala de Reboco e no palco principal, além do balancê cheio de emoção das quadrilhas, na 19ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis, que encherá o Pavilhão de torcida até o dia 29. Ao todo, oito grupos irão se apresentar nos dois dias de disputa. O resultado será anunciado ao final do segundo dia de apresentações. Os três primeiros lugares receberão, ao todo, R$ 16,8 mil em prêmios.
Entre as atrações que convidarão o Recife a se despedir da temporada do rala-bucho, suando a camisa quadriculada vermelha e preta, que parece ter sido decretada figurino oficial do São João 2023, estão: Josildo Sá, Mestre Ambrósio, Cascabulho, Mel com Terra, Elba Ramalho, Lia de Itamaracá, Assisão e Alceu Valença.
Descentralizados
Nestas sexta e sábado (30 e 1º), o Recife Junino tira mais cinco bairros para dançar. A festa, preparada pela Prefeitura do Recife, chega ao Ibura, Bongi, Vila Tamandaré, Poço da Panela e Brasília Teimosa, levando para cima dos palcos juninos mais de 60 atrações, escolhidas com a ajuda das próprias comunidades, como: Cavalo Marinho Boi Matuto, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Nando Cordel, Terezinha do Acordeon (com participação de Larissa Lisboa), além das quadrilhas Arrocha o Nó e União Junina.