NOTÍCIAS

Cultura | 27.07.12 - 12h05

Crianças aprendem a valorizar a água e descartar o lixo corretamente

A campanha da PCR promoveu gincanas, oficinas de fotografias e reciclagem e visitações porta a porta.Foto: Inaldo Lins.

De onde vem a água? Qual a sua importância? Como descartar corretamente o lixo domiciliar? Porque a poluição diminui a qualidade de vida? Questões como essas e outras orientações sobre saúde ambiental foram repassadas, na noite desta quinta-feira (26), para cerca de 50 crianças do bairro da Mustardinha. A atividade faz parte das ações da campanha “Simbora meu povo, mudar pra valer”, desenvolvida na área pela autarquia de saneamento, da Prefeitura do Recife (Sanear).
 
Sentados defronte a um telão instalado na Rua Major Mário Portela, numa das principais ruas do bairro, os meninos e meninas, na faixa etária dos quatro aos 11 anos, acompanharam a exibição de vários curtas-metragens sobre saneamento básico, tratamento de água e esgoto, recolhimento de lixo, limpeza de canais e canaletas, entre outros. O filme de maior sucesso foi o que reuniu a turma da Mônica para ensinar aos pequenos o uso adequado da água. O refrão “Água é pra usar, mas sem exagerar e desperdiçar” foi cantado em coro pelas crianças e algumas mães.
 
Gostei muito desse cineminha aqui perto de casa. Acho legal a gente aprender coisas que ajudam a preservar nosso bairro e nosso planeta”, disse, com entusiasmo, Matheus Barbosa dos Santos, de 11 anos de idade. Quem também acompanhava os curtas exibidos, enquanto o filho, João Vitor, de quatro anos, sentava na primeira fila, era a dona de casa Pámela Mendes, de 19 anos. “Acho legal as crianças aprenderem a valorizar o meio ambiente desde cedo, pois ajuda a formar um adulto melhor”, afirmou Pámela.
 
Além da exibição de filmes infantis, a campanha da Prefeitura promoveu gincanas, oficinas de fotografias e reciclagem e visitações porta a porta com os técnicos da Sanear. O “Simbora meu povo, mudar pra valer” tem o objetivo de mobilizar as comunidades beneficiadas com obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário sobre a importância da preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. As ações na Mustardinha, iniciadas em junho, serão finalizadas, de forma festiva no dia 31 de julho, quando serão conhecidos os vencedores da gincana ambiental. Em agosto, a campanha será levada pra o bairro da Mangueira.