NOTÍCIAS

Cultura | 27.07.12 - 17h10

Grafiteiros se reúnem no Parque Dona Lindu em ação pelos Direitos Humanos neste sábado (28)

Os visitantes do Parque também serão convidados a se aventurar na tintas e nos sprays

A Galeria Janete Costa em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos do Recife realiza
ação coletiva em torno da arte do graffiti neste sábado (28). Com o título Graffiti no Lindu:
Viva os Direitos Humanos, a ação irá reunir 13 artistas grafiteiros - Jota Zeroff, Johny C, Bozó, Galo de Souza, Azul, Augusto Barros Filho, Skaz, Juber, Sange, Léo Gospel, Arbos, Dentão e Boony - e o artista Raul Córdula, este último atualmente está em exposição na galeria com uma antologia de trabalhos dos seus 50 anos de trajetória na artes visuais.

Os artistas irão se reunir, das 14h às 20h, para criar em painéis de madeira na área externa do Parque Dona Lindu. Os usuários do Parque também estão convidados a se aventurar na tintas e nos sprays, tendo como o suporte o papel. É importante destacar que as ações de grafitagem na cidade promovem o sentido de pertencimento e o cuidado com o patrimônio público. “O grafite é um segmento artístico que nasceu da liberdade e é muito importante para entendermos o contexto urbano que vivemos. Num estado democrático de direito não há espaço para qualquer tipo de discriminação de linguagem artística. Estamos desenvolvendo ações para entendermos melhor os símbolos que esses jovens usam e desse modo abrir oportunidades deles participarem da paisagem da cidade”, destacou a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo.

A ação tem como objetivo aproximar os artistas e o público para pensar a cidade como
um espaço público de direitos humanos e cidadania. “O ‘Graffiti no Lindu’ irá refletir sobre
os encontros, as subjetividades, o afeto, a cidade e os direitos. A proposta é mobilizar e
sensibilizar para a arte do graffiti, o significado dessa expressão e das intervenções visuais no Recife”, explica Joana D´arc, diretora da galeria de arte localizada no parque.

De acordo com Joana D´arc, a ideia do encontro surgiu da observação da frequência de
grupos de artistas do grafite, break dance e skate, que adotaram o Parque Dona Lindu como ponto de encontro para suas atividades. Durante a exposição do artista Raul Córdula, estes grupos começaram a se aproximar e após alguns encontros construíram coletivamente com a direção da galeria a ação que será realizada neste sábado (28). O Parque Dona Lindu já conta com graffitis de Galo de Souza na pista de skate e no muro do Parque virado para a avenida Visconde de Jequitinhonha.

O encontro de grafitagem deste sábado (28) também está integrado ainda ao projeto Inserção Multicultural - Formação na Linguagem das Artes Grafitar Recife realizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da cidade. O projeto oferece oficinas introdutórias de grafitagem aos jovens em situação de vulnerabilidade do bairro de Santo Amaro, dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, pelo Ministério da Justiça (Pronasci).

Ao final da formação, os jovens grafitam os muros, viadutos e equipamentos públicos da
cidade.

Serviço
Grafitti no Lindu – Viva os Direitos Humanos
Sábado (28), das 14h às 20h
Parque Dona Lindu – Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem.
Acesso livre e gratuito
Informações: (81) 3355.9832