NOTÍCIAS

| 27.07.12 - 18h47

Profissionais da Policlínica Lessa de Andrade são capacitados para a realização de Teste do Pezinho

Unidade será uma das novas referências do município para a o exame neonatal

A Prefeitura do Recife ampliou o número de locais que fazem a coleta de amostras para o Teste do Pezinho. Antes disponível somente nas três maternidades municipais, ela estará ao alcance da população em mais três unidades até o fim de agosto. Para atender ao público com a melhor qualidade e a maior segurança possível, as cinco profissionais que atuarão no serviço na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, passarão por uma capacitação. A sensibilização ocorrerá nesta segunda-feira (30), das 14h às 17h, na Maternidade Professor Barros Lima (Avenida Norte, 6465, Casa Amarela).

O objetivo é atualizar os conhecimentos práticos e teóricos da enfermeira e técnicas de enfermagem envolvidas na futura realização do exame na policlínica. Durante a qualificação, será apresentada a forma correta de colheita do material para o teste laboratorial. O grupo também terá acesso a informações sobre a política de saúde da população negra, com destaque para a anemia falciforme, uma das doenças diagnosticadas pelo método e mais frequente em indivíduos afrodescendentes.

“A implementação do Teste do Pezinho na Lessa de Andrade vai ampliar e facilitar o acesso da população ao exame. Agora, os recém-nascidos estarão bem melhor acobertados com relação a isso. Por lei, toda criança entre o terceiro e o sétimo dias de nascimento deve ser submetida ao método. A capacitação e a implementação do serviço em outras unidades municipais garantem ainda mais o cuidar da saúde da população”, comentou Sony Santos, gerente de Atenção à Saúde da População Negra do Recife.

A primeira de três etapas da sensibilização ocorreu na última terça (24), na própria policlínica. O conteúdo discutido também foi teórico. O encerramento do minicurso, em data sendo fechada, contemplará a parte prática. “A equipe participará dos testes observando e auxiliando na realização dos exames na Maternidade Barros Lima”, antecipou Sony.

Atualmente, a coleta do material – que consiste numa amostra de sangue retirada do calcanhar do neném – ocorre nas maternidades municipais Professores Barros Lima; Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura). Ela também já é promovida no Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife (Santo Amaro) e na Policlínica Salomão Kelner (Água Fria). A oferta do serviço na Policlínica Lessa de Andrade está em fase de finalização do processo organizacional do trabalho, que inclui o treinamento dos profissionais que atuarão no local e a adequação da sala onde a coleta será produzida.