NOTÍCIAS

| 27.07.12 - 16h50

Saúde do Recife fará busca ativa de portadores de hanseníase e tuberculose no Alto da Josélia

Por Júnior Aguiar

Na próxima segunda-feira (30), a partir das 8h, a Secretaria de Saúde do Recife fará uma busca ativa para identificar pessoas que apresentem sinais e sintomas da hanseníase e tuberculose no Alto da Josélia, no bairro de Nova Descoberta, zona Noroeste do Município. É uma ação integrada das coordenações municipais de controle da hanseníase e da tuberculose com o Distrito Sanitário III. O objetivo dessa mobilização comunitária é abordar os moradores em suas residências sobre as duas doenças, falando dos sinais e sintomas, da forma de contaminação, da importância do diagnóstico precoce, do tratamento e da cura. Os casos suspeitos serão encaminhados para exames de confirmação diagnóstica no serviço de saúde mais próximo da população, no caso, a Unidade de Saúde da Família (USF) Bruno Maia.

Essa atividade faz parte de um conjunto de outras ações que estarão acontecendo no decorrer da semana na USF que atende a uma população de cerca de 20 mil pessoas atendidas pela unidade de saúde, pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e pela unidade de saúde tradicional.

Durante a ação, Agentes de Saúde Comunitários, Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e técnicos das duas áreas de interesse se revezarão durante no trabalho de porta em porta. Até a próxima sexta-feira (03), além da busca ativa, os profissionais também entregarão panfletos explicativos, fichas de autoimagem (nos casos de hanseníase), e potes para coletar material para os suspeitos de tuberculose (escarro). Os moradores também serão beneficiados com palestras educativas no período da manhã que ocorrerão na Associação dos Moradores, e distribuição de material impresso na quarta-feira (01 de agosto).

Já sensibilizados e orientados, os moradores terão a oportunidade de realizar os exames na sexta-feira (03). Os serviços para a detecção da hanseníase e tuberculose serão disponibilizados na Sede Associação dos Moradores do Córrego da Josélia, mesmo lugar onde acontecerá a palestra da quarta. Entre às 8h e 15h, um médico dermatologista e enfermeiros estarão realizando exames de pele e recebendo também o escarro dos casos suspeitos, bem como dando orientações a população.

De acordo com a coordenadora municipal de controle da hanseníase, Milde Cavalcanti, a importância da ação é conscientizar a população sobre as doenças. “É essencial que o diagnóstico seja feito precocemente e o tratamento seja oportuno para evitar sequelas e incapacidades. As mobilizações têm vários objetivos especialmente o educativo  com ampla divulgação sobre as doenças e possibilidade do diagnóstico precoce e a interrupção da cadeia de transmissão dos dois agravos”.