Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 27.07.21 - 12h05

Recife fomenta prática de Skate

img_alt

Recife possui ao menos 15 pistas para satisfazer o público crescente (Foto:Inaldo Menez/Arquivo PCR)


Cidade possui ao menos 15 pistas públicas distribuídas nas Zonas Norte, Sul e Centro-Oeste, ficando atrás apenas de cidades do porte de São Paulo. Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu a participação do skate no ciclo olímpico de Tóquio nas categorias street e park.
 
Aos 13 anos, a medalhista olímpica mais jovem na história do Brasil, nordestina do Maranhão, Rayssa Leal, trouxe leveza para o coração dos brasileiros ao voar em seu skate, e garantir a medalha de prata no primeiro ano em que a modalidade passou a integrar uma Olimpíada.
Tradicionalmente praticado nas ruas – e na maioria por homens – o skate vive um novo momento no cenário esportivo mundial e Recife possui ao menos 15 pistas para satisfazer o público crescente.
 
De olho no rejuvenescimento de renovação do esporte, o Comitê Olímpico Internacional (COI) também incluiu a participação do skate no ciclo olímpico deste ano, em Tóquio, na categoria street e park. “Principalmente para este momento que estamos atravessando, Rayssa ganhou pelo Brasil e, principalmente, por toda criança e jovem que, pela pandemia, não pôde estar nas ruas andando de skate, bike, patins, e todas as atividades que garantem saúde e desenvolvimento”, pontua o secretário de Esportes Rodrigo Coutinho.
 
Augusto Cavalcanti, 12 anos, é exemplo dessa renovação que se testemunha nas pistas da cidade. Praticante do esporte desde setembro de 2020, ele é assíduo dos skateparks de Santana e da pista na Avenida Boa Viagem, locais para os quais sempre é levado pela tia, Myrelle Cavacanti, administradora de empresas e torcedora de primeira hora do sobrinho. “Na pista da Zona Norte ele conheceu o Brothers do Santana, coletivo formado por skatistas adultos que se reúnem aos sábados e domingos de manhã e que ensina a molecada gratuitamente”, pontua.
 
O coletivo Brothers do Santana (@brothersdosantana), formado por skatistas adultos, também promove eventuais campanhas de arrecadação de itens de higiene, medicação e até mesmo ração para ajudar causas sociais e animais. “Além do benefício da prática do esporte, Augusto ganhou muito com essa interação, que ajudou bastante na questão de empatia, pertencimento e sociabilização”, reflete Myrelle. Como resultado direto, o envolvimento e euforia de Augusto pelo esporte levou com que seus sete amigos mais próximos adotassem a prática do skate, estreitando ainda mais os laços e interesses em comum.

Na Olimpíada, são duas as categorias do skate que estarão em disputa na competição. O street, que é disputado em uma pista que simula obstáculos de rua – escadas, corrimões e rampas – e o park, que acontece em uma pista em formato de bowl onde o atleta precisa enfrentar transições acima de três metros, banks e alguns elementos de street, sendo que os obstáculos “interagem” entre si, ou seja, o skatista consegue completar uma manobra e entrar em outra transição para emendar outras. Ao todo são 80 vagas, (40 para cada gênero),  sendo 20 para o Park e outras 20 para o Street.


PRESENÇA FEMININA QUASE DOBROU EM 3 ANOS


Segundo dados compartilhados pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), oito milhões de pessoas praticam o skate no Brasil, sendo que dois milhões são mulheres. O levantamento indica que houve crescimento da participação feminina de 75% nos últimos três anos.

E os reflexos disso já podem ser observados nos campeonatos organizados pela entidade. No Circuito Brasileiro de Skate de Park e Street (Oi STU QS) em 2018, 28% das participantes eram mulheres, já em 2019, o número aumentou para 31,7% (considerando universo total de 173 atletas, sendo 118 homens e 55 mulheres).

“ Hoje, a modalidade tem uma medalhista olímpica (prata), uma  campeã mundial, e a vice-campeã mundial de Street, todas brasileiras. Temos seis representantes entre as 20 melhores do mundo no Street, e outras três no Top 20 do Park. Isso sem falar de tantos outros nomes de destaque no cenário nacional que, em pouco tempo, também estarão representando o skate brasileiro pelo mundo. Toda essa projeção só incentivará ainda mais meninas a andarem de skate”, completa Coutinho.


Confira as pistas de skate do Recife:

Zona Sul
1. SKATE PARK 1 ( AV. BOA VIAGEM, EM FRENTE AO NÚMERO 1756 )
2. SKATE PARK 2 ( AV. BOA VIAGEM, EM FRENTE AO NÚMERO 1292 )
3. SKATE PARK MARCELO LYRA ( AV. BOA VIAGEM, EM FRENTE AO NÚMERO 674 )
4. MINI RAMP LAGOA DO ARAÇÁ - R. ENG. JOSÉ BRANDÃO CAVALCANTE, 698
5. SKATE PARK - DONA LINDU
 
Centro / Zona Oeste
6. SKATE PARK AURORA ANTIGO - RUA DA AURORA
7. SKATE PARK AURORA NOVO – RUA DA AURORA
8. SKATE PARK AGAMENON - AV. ENG. AGAMENON MAGALHÃES, 4130
9. SKATE PARK CAXANGÁ - PE 005, 5295
10 - Compaz Miguel Arraes - Caxangá, Madalena
 
Zona Norte
11. SKATE PARK - PARQUE CAIARA
12. SKATE PARK - PARQUE MACAXEIRA
13. PISTA BMX - PARQUE MACAXEIRA
14. SKATE PARK - PARQUE SANTANA
15. PISTA BMX - PARQUE SANTANA