Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 27.07.22 - 11h33

Recife diminui em 39% o número de mortes com motociclistas

img_alt

Estatística é do Relatório de Segurança Viária Recife 2021 – Motociclistas, lançado nesta quarta-feira (27), quando é comemorado o Dia do Motociclista. A CTTU realizou uma blitz educativa com parceiros como Samu, Lei Seca, Detran e Abraciclo. (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)

 

Os dados de sinistros de trânsito do Recife indicam que os motociclistas são as principais vítimas feridas na cidade (70%) e os segundos entre as vítimas fatais (34%). Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou, nesta quarta-feira (27), Dia do Motociclista, uma operação de blitz educativa para sensibilizar os condutores de duas rodas sobre a necessidade de evitar fatores de riscos como o uso incorreto do capacete, o excesso de velocidade e a direção sob efeito de álcool. Na ocasião, foi lançado o Relatório de Segurança Viária – Recife 2021 – Motociclistas, que indica uma redução de 39% no número de motociclistas mortos no trânsito entre 2020 e 2021. As ações foram desenvolvidas com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária (BIRGS) e fazem parte do Programa Piloto Seguro, que une fiscalização, educação para o trânsito, engenharia e gestão de dados para aumentar a segurança viária dos motociclistas.

A operação contou com um efetivo de agentes e orientadores de trânsito da CTTU, além de representantes do Samu Metropolitano, Operação Lei Seca, Detran, Abraciclo e Sindicato de Seguradoras (Sincor – PE). Na ocasião, os motociclistas foram abordados e informados sobre o estado de manutenção dos veículos, excesso de velocidade, uso correto do capacete e pilotagem sob efeito de álcool. “Os motociclistas são um dos atores mais vulneráveis no trânsito porque qualquer impacto fere o próprio corpo. Observamos isso nos dados de sinistros de trânsito, 34% das mortes são com motociclistas. Estamos felizes em diminuir essas ocorrências, mas as nossas equipes de educação, fiscalização, engenharia e gestão de dados têm atuado intensamente até o objetivo de zerar as mortes com motociclistas para que possamos ter mais paz no trânsito”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

O Relatório de Segurança Viária – Recife 2021 – Motociclistas, lançado nesta quarta-feira (27), indica que 81% dos sinistros com vítimas feridas envolveram motociclistas. Além disso, em 2021, houve um aumento de 5% no número de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas, que representaram 25% das vítimas fatais em 2021. Além disso, a publicação indicou o perfil das vítimas fatais motociclistas: 91,3% eram condutores, 47,8% tinham entre 20 e 29 anos, 86,96% eram homens e 48% das ocorrências aconteceram no período da noite.

Entre os principais fatores de riscos para sinistros de trânsito, está o excesso de velocidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a velocidade excessiva é o principal fator de risco que mais causa sinistros de trânsito, responsável por uma em cada três mortes por sinistros de trânsito em todo o mundo. A OMS avalia que a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, o que prejudica a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas. Sem conseguir uma clara imagem do que está ao seu redor, o motorista aumenta a insegurança. Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) analisa que, em caso de um atropelamento a 80 km/h, os danos causados ao corpo humano seriam equivalentes a despencar do 9° andar de um prédio, praticamente anulando as chances de a vítima escapar com vida. Já se o veículo estiver a 50km/h, as chances de sobrevivência seriam maiores, similares a uma queda do 4° andar.

O uso do capacete também é um fator importante. Em pesquisa realizada pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e pela Universidade Johns Hopkins no Recife, observou-se que, entre os condutores que utilizavam o capacete, 10% não utilizavam o capacete da forma correta nas vias analisadas. A OMS alerta que o uso correto de capacetes pode reduzir em 42% o risco de mortes e em 69% o risco de lesões graves.

PROGRAMA PILOTO SEGURO – Lançado durante o Maio Amarelo de 2021, o Programa Piloto Seguro tem o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito com motociclista. Desde o início, as equipes de fiscalização já realizaram 40 blitze nos locais com mais sinistros de trânsito envolvendo motociclistas. Ao todo, cerca de 7 mil motociclistas foram alcançados nas operações educativas e de fiscalização e 110 entregadores de aplicativos foram capacitados com treinamentos de primeiros socorros e pilotagem defensiva. Em pesquisa realizada, 53% dos motociclistas ouvidos já se envolveram em ocorrências de sinistros de trânsito pelo menos uma vez.