Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 27.07.22 - 17h58

Recife sediará maior competição de basquete das Américas

img_alt

FIBA AmeriCup será realizada em setembro e terá o Geraldão como palco das partidas das 12 seleções escaladas (Foto: Edson Holanda/PCR)

O Recife vai sediar a FIBA AmeriCup, torneio de seleções de basquete mais importante das Américas, entre os dias 2 e 11 de setembro de 2022. O prefeito do Recife, João Campos, participou do lançamento oficial da competição, nesta quarta-feira (27), no auditório do Museu Cais do Sertão, junto a representantes da Federação Internacional de Basketball (FIBA) e da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O prefeito destacou os diferenciais da capital pernambucana para receber eventos de tão grande porte e exaltou o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), que será o palco das partidas disputadas entre 12 países.

 

“Esse evento é um grande acontecimento para a cidade e vai marcar um novo ciclo de eventos de ordem nacional e internacional. A gente tem o Geraldão, completamente requalificado, que vai poder acolher essa que é a maior competição de basquete das Américas. Aqui estarão 12 países representados, jogadores que atuam de maneira titular na NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos, que é a maior do mundo, e que vão jogar aqui no Recife. A gente já tem várias outras captações sendo feitas, de eventos nacionais e internacionais, de cultura e de esportes, para serem promovidos aqui no Recife”, declarou João Campos.

 

O secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, destacou que a FIBA AmeriCup vai ser o primeiro grande evento esportivo a ser recebido pelo novo Geraldão. “A gente está trazendo esse evento e fomentando o basquete, e projetos sociais que temos aqui de grande sucesso, que fazem com que a meninada se empolgue em ver uma competição de alto nível sendo disputada aqui no Recife. É o primeiro evento de grande porte que o Geraldão recebe na área esportiva. Então a gente está muito animado em ter esse evento no Recife. A FIBA é uma Federação extremamente competente, grande, e isso representa a grandiosidade desse evento que vai acontecer aqui na cidade”, comentou.

 

De acordo com o secretário geral da CBB, Carlos Fontenelle, a realização da competição no Recife vai ajudar o Brasil na disputa por medalha por várias razões. “É uma honra muito grande, depois de 38 anos, a gente voltar a organizar a Copa América aqui no Brasil. É o maior evento das Américas em termos de basquete. Não tem nenhum do mesmo tamanho. Só para lembrar, na Copa América de 1984, ainda jogavam o Oscar e o Marcelo, nossos grandes atletas do período. Sem o apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, a gente não conseguiria estar organizando esse evento. Trazer para Pernambuco, aqui no Recife, para o clima quente do Nordeste e para o povo que adora basquete, vai nos ajudar a estar brigando por medalha aqui”, enfatizou.

 

Além do Brasil, outras 11 seleções estarão presentes no maior torneio de basquete das Américas: Argentina (atual vice-campeã do mundo), Canadá (recheada de atletas da NBA), Colômbia, Estados Unidos (a maior potência da modalidade), Ilhas Virgens, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A fase de grupos acontece do dia 02 ao dia 06. As semifinais acontecem no dia 10. No dia 11, será a grande decisão.

 

O Grupo A conta com o Brasil, Uruguai, Colômbia e Canadá. O B tem Ilhas Virgens, Porto Rico, República Dominicana e Argentina. No C, México, Venezuela, Panamá e Estados Unidos. Os ingressos já começaram a ser vendidos nesta quarta (27) no site bilheteriadigital.com. Em breve, as vendas também serão realizadas em pontos físicos.