NOTÍCIAS

| 27.08.12 - 19h08

Doulas são homenageadas pela Secretaria de Saúde do Recife no Dia do Voluntário

Elas oferecem apoio às gestantes nas maternidades municipais

O Dia do Trabalho Voluntário é celebrado nesta terça-feira (28) em todo o Brasil. A data foi sancionada em 1985 para comemorar e lembrar aqueles que se dedicam espontaneamente e dão exemplos de generosidade e doação. Há exatos 10 anos, a Secretaria de Saúde do Recife conta com o reforço de peso de um grupo de mulheres com esse perfil: são as doulas comunitárias, que destinam parte do seu tempo para atuar nas três maternidades municipais.

A capital pernambucana é uma das poucas no Brasil em que as doulas atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, cerca de 60 voluntárias desempenham o papel. Elas oferecem suporte físico e emocional às mulheres em trabalho de parto, auxiliando nos métodos de atenção humanizada. Como parte da função, ajudam as futuras mamães a encontrar posições confortáveis para o nascimento da criança e até mostram formas eficientes de respiração, entre outras abordagens.

Antes de entrar em campo, elas passam por um processo seletivo e uma capacitação oferecida em parceria entre as secretarias de Saúde e Direitos Humanos e Segurança Cidadã. A sensibilização inclui a teoria, com a realização de palestras sobre assuntos como biossegurança, gravidez e métodos não-farmacológicos de alívio à dor. Na parte prática, elas demonstram o que aprenderam sobre as técnicas de recebimento e acolhimento.

Além da qualificação, as candidatas a doula comunitária devem preencher requisitos como ter mais de 18 anos de idade e ter disponibilidade para trabalhar no regime de plantão por pelo menos um período de 12 horas. As interessadas também devem residir perto de uma das maternidades da rede municipal.