NOTÍCIAS

Cultura | 27.08.12 - 17h21

Exames gratuitos de mamografia voltam a beneficiar moradoras do Coque

[caption id="attachment_24881" align="alignleft" width="334"] Moradoras do Coque que perderam o prazo para realizar o exame, tem até esta terça-feira (28) para fazer o procedimento. Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

Por Maria Duarte

As moradoras do Coque que não tiveram a oportunidade de realizar gratuitamente os exames de mamografia oferecidos pela Secretaria de Saúde do Recife na semana passada tem até esta terça-feira (28) para fazer o procedimento. O Mamógrafo Itinerante – que desde o mês de março circula pelas unidades de saúde do Município -, voltou ao bairro nessa segunda-feira (27) para atender a mais 160 usuárias das USF que funcionam na comunidade. O serviço está sendo oferecido no polo da Academia da Cidade do Coque das 8h ao meio dia e das 14h às 17h.

A mamografia consiste em uma radiografia computadorizada realizada em um aparelho específico para a análise da mama, o mamógrafo. O exame deve ser realizado pelo menos uma vez por ano em mulheres a partir dos 40 anos ou com histórico familiar materno em relação ao câncer de mama. A Secretaria de Saúde do Recife reforça que o diagnóstico precoce é a melhor forma de tratamento quando o assunto é a moléstia.

Valquíria de Castro completou 40 anos este ano e declarou que “já ia fazer pela primeira vez por conta da idade, já que a minha agente de saúde explicou que o caminhão vinha hoje. Foi mais fácil do que eu tinha pensado e nem passagem eu gastei”. Mulheres que, assim como Valquíria, desejem utilizar o serviço devem comparecer ao local de atendimento e apresentar o Cartão SUS e um documento com foto.

O serviço chamado de Mamógrafo Itinerante oferece rapidez na entrega de resultados e facilidade de acesso. A praticidade vai desde o caminhão disponível em um local próximo da área de cobertura das unidades de saúde da família até a oportunidade de realizar um procedimento tão importante em apenas 15 minutos.

A Prefeitura do Recife destaca que o caminhão ainda estará no bairro nesta terça-feira (28), completando um atendimento de 320 mulheres em em apenas quatro dias de mobilização no Coque. Essa iniciativa faz parte do compromisso da gestão com a saúde dos cidadãos.