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Cultura | 27.08.12 - 15h09

Prefeitura do Recife inicia construção de Ponte Semiperimetral na Iputinga

[caption id="attachment_24883" align="alignleft" width="334"] O elevado pretende redimensionar a mobilidade urbana da Zona Norte e Oeste do Recife. Foto: Luciano Ferreira[/caption]

Com 280 metros de comprimento e 20 de largura, o elevado faz parte de um conjunto de intervenções que visam melhorar a mobilidade urbana entre as zonas Norte e Oeste do Recife

A requalificação urbanística e ambiental da bacia do Capibaribe atinge uma nova etapa nesta terça-feira (28), quando começam as fundações que darão suporte à Ponte Semiperimetral. O elevado, que irá ligar os bairros da Iputinga e Monteiro – e conta com três subsistemas viários nas imediações – pretende redimensionar a mobilidade urbana da Zona Norte e Oeste do Recife. A obra faz parte do programa Capibaribe Melhor, que tem promovido uma série de ações de drenagem, iluminação e pavimentação, além da construção dos parques de Santana, Apipucos e do Caiara.

O elevado, construído sobre o Rio Capibaribe, será a principal via de ligação entre as duas regiões da cidade. Contando com duas faixas tanto no sentido Monteiro-Iputinga como no sentido inverso, a ponte tem uma extensão de 280 metros e 20 metros de largura. No lado Norte, a ponte terminará na Rua Pinto Campos. Já na área oeste, na Rua Maria de Fátima Soares. O projeto Capibaribe Melhor será realizado no trecho da bacia do Rio Capibaribe, entre a BR-101 e a Avenida Agamenon Magalhães. O investimento para a construção da ponte e requalificação das ruas de ligação é de cerca de R$ 43 milhões, com recursos da Prefeitura do Recife e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Do pacote de obras viárias do Capibaribe Melhor, até o momento, já foram iniciadas intervenções na drenagem, esgotamento e pavimentação das ruas Jornalista Possidônio Cavalcante, Itapiranga, Barão da Soledade, Via Lindeira e Dom Diamantino, todas localizadas no bairro da Iputinga. Outras ruas iniciarão em breve os mesmos procedimentos. Esse conjunto de vias faz parte dos subsistemas viários criados (A, B e C). Dividido em três partes, os subsistemas ligam a nova ponte aos bairros próximos, dos dois lados do Rio Capibaribe. Os sistemas serão importantes para a criação de trajetos alternativos que vão desafogar o trânsito na área.

Capibaribe Melhor – O projeto será realizado no trecho da bacia do Rio Capibaribe, compreendido entre a BR-101 até a Avenida Agamenon Magalhães, no Recife. A realização dessas intervenções tem como objetivos possibilitar o uso coletivo público das margens do Rio Capibaribe; aumentar o acesso da população à infraestrutura urbana e serviços essenciais; reduzir a degradação ambiental de canais e do próprio Rio Capibaribe provocada pelo uso e ocupação inadequados de suas margens; promover a integração física das margens esquerda e direita do rio no trecho mais adensado de sua bacia no Recife, melhorar a acessibilidade e mobilidade da população.