Secretaria de Saúde promove curso em abordagem básica do fumante
![P](/wp-content/uploads/130826-PALESTRA-FUMANTES-7-INT.jpg)
Os profissionais das unidades de saúde e do Programa Academia da Cidade participaram segunda-feira (26) de uma capacitação voltada para a abordagem básica/mínima do fumante. A iniciativa integra o conjunto de atividades programadas pela Secretaria de Saúde (Sesau) em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que será celebrado na próxima quinta-feira (29). O curso segue na próxima quarta-feira (28) e nos dias dois e quatro de setembro.
“O dia 29 de agosto é um marco no combate ao tabagismo. Portanto, nada mais oportuno do que neste período capacitarmos os profissionais de saúde para atuarem como agentes multiplicadores de práticas saudáveis nessa que é a primeira ação integrada envolvendo os profissionais da nossa rede de saúde mental”, destacou a gerente de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Telma Melo.
A abordagem mínima do fumante beneficia até 40% dos dependentes de nicotina que querem parar de fumar. Para tanto, a Secretaria de Saúde colocará em prática, ainda este ano, algumas ações de combate ao tabagismo. “Implantaremos uma comissão técnica de tabagismo nos seis distritos sanitários da cidade, onde realizaremos reuniões a cada dois meses; seguiremos com as capacitações dos profissionais da rede municipal de saúde e da Academia da Cidade; e procuraremos manter a prevalência de fumantes no patamar de 12% em 2013”, informou a técnica em tabagismo e outros fatores de risco do câncer, Soraia Cavalcante.
Participaram do encontro a secretária Executiva de Atenção à Saúde, Cláudia Miranda, e o coordenador geral do Programa Academia da Cidade, Ricardo Meneses. O Grupo de Teatro do Consultório de Rua também participou do curso apresentando um esquete sobre as medidas de prevenção e redução de dano do cigarro.
As ações de Controle de Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer no Recife foram iniciadas em julho de 2001 com a implantação da Coordenação de Controle de Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer (Cctofrc), tendo sido incorporada ao Programa Mais Vida de Redução de Danos em julho de 2003. Em 2013, ambos foram incorporados à Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.
Hoje, o atendimento dos dependentes de nicotina na cidade é feito em grupos de tratamento distribuídos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). As consultas nos locais de tratamento podem ser feitas pelo telefone (81) 3355 9324 ou através do e-mail: tabagismo@recife.pe.gov.br.