NOTÍCIAS

Turismo | 27.08.15 - 11h22

Assombrações que margeiam o Capibaribe no roteiro do Olha! Recife

img_alt

Neste fim de semana, o Olha! Recife traz opções de passeios a pé, de bicicleta, ônibus e barco para todos os gostos. Além dos mistérios e lendas contadas de dentro do rio, também vai ter roteiro pelo bairro da várzea, pátios de igrejas e muito mais. (Foto: Marcos Pastich/ PCR)

 

O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, está de assombrar. O Recife Mal Assombrado terá uma edição diferenciada e será realizado de barco, neste sábado (29), prometendo um passeio aterrorizante. Mistérios, lendas e assombrações que margeiam o Rio Capibaribe serão contados durante o passeio de catamarã, que tem saída marcada para as 18h do Catamaran Tours, na avenida Cais das Cinco Pontas.

Entre as curiosidades abordadas estão histórias dos afogados e suicidas do Capibaribe, pessoas que teriam tentado atravessar o rio a nado, numa tentativa de fugir da escravidão; Encanta Moça, cuja história de uma jovem que teria sido perseguida por demônios no bairro do Pina. Há quem diga que ela não fugia da força das trevas, mas do marido ciumento.

O barco também vai passar pelo bairro de Santo Antônio e os participantes poderão conhecer melhor a história de Antônia Maria, acusada de bruxaria pela Inquisição. No roteiro serão ainda lembradas as assombrações do teatro de Santa Isabel e a debutante do MAMAM, Ana Luísa, que morreu em seu aniversário de 15 anos e que até hoje assombra as galerias do museu e o cais da Aurora. Rezam as lendas que o local também é habitado pelo Boca de Ouro, a Perna Cabeluda e o Vira-Roupas, um menino escravo que costumava revirar e esconder as roupas das lavadeiras do Capibaribe.

De lá segue para a Cruz do Patrão, mais antigo monumento do Recife, que além de servir de balizamento para os navios que chegavam ao porto era local de fuzilamento de militares e descarte de corpos de escravos que chegavam mortos nos navios negreiros.

Para aqueles que preferem um passeio terrestre e mais tranquilo, o Olha! Recife de Ônibus traz um roteiro especial, desbravando o bairro da Várzea. A localidade foi palco para o processo de urbanização do antigo Engenho da Várzea, que pertencia ao herói da Restauração Pernambucana, João Fernandes Vieira.

Os participantes ainda serão levados a locais importantes do bairro como a Praça Pinto Dâmaso, projeto do paisagista Burle Marx; a Igreja do Livramento; a Cúria Metropolitana; o Sertãozinho da Caxangá e a Capela de São Francisco de Paula; e outros. No fim do passeio os inscritos ainda terão a oportunidade de conferir o Festival de Inverno da Várzea, que terá várias atrações culturais durante todo o dia com musica da cena moderna pernambucana, maracatus, bois, afoxés, feira de artesanato e outras atrações. O tour tem saída às 14h da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

No domingo (30), o passeio a pé vai fazer o roteiro "Caminhos do Ferro no Recife". A caminhada percorrerá algumas construções e monumentos da Capital que tiveram uso do ferro em suas construções ou elementos decorativos. Os participantes vão poder contemplar a Associação Comercial de Pernambuco, que além das cúpulas metálicas tem grande escada em estilo ornamental art noveau; as estátuas da Ponte Maurício de Nassau; a Praça da República; o Palácio do Campo das Princesas; e o teatro de Santa Isabel, que também teve intenso uso do ferro em sua estrutura.

O tour conta ainda com passagem pelo Mercado de São José, uma das mais importantes construções de ferro da cidade; a Antiga Estação Central; a Ponte 6 de Março (Ponte Velha) e a Ponte da Boa Vista. A ideia deste roteiro partiu da sugestão de um internauta na página do Facebook do Olha! Recife (https://www.facebook.com/projetoolharecife). O passeio tem saída às 9h, da Praça do Arsenal.

No mesmo local e horário também acontece a saída para o passeio de bicicleta que terá o roteiro "Pátios das Igrejas". A pedalada percorrerá os antigos e charmosos pátios, passando pelo Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro, do Livramento, de São José do Ribamar, do Terço e de Santa Cruz. Esses locais existem desde o período colonial como centros de convergência social, práticas comerciais, religiosas, culturais e políticas, e permanecem na paisagem como locais pulsantes da cultura recifense.

Para participar de qualquer um dos passeios é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (28). Os passeios são gratuitos, mas os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

Serviço

Olha! Recife no Rio
Tema: Recife Mal Assombrado
Quando: Sábado (29), às 18h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Bairro da Várzea
Quando: Sábado (29), às 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a Pé
Tema: Caminhos do Ferro no Recife
Quando: Domingo (30), às 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife Pedalando
Tema: Pátios das Igrejas
Quando: Domingo (30), às 9h
Saída: Praça do Arsenal