NOTÍCIAS

Cultura | 27.08.15 - 10h51

A versatilidade do homem Ariano Suassuna é destacada na primeira noite do A Letra e a Voz

img_alt

13º Festival Recifense de Literatura acontece na Avenida Rio Branco até domingo, 30. (Fotos: Andréa Rêgo Barros / PCR)

 

Ariano Suassuna é um autor que marcou a vida das pessoas. Essa é a conclusão que se chega depois do primeiro dia de atividades do 13º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz, nesta quarta-feira (26). A mesa “As múltiplas faces de Ariano” levou ao público a visão acadêmica de Fátima Quintas e a vivência do jornalista Samarone Lima, sobre o homem, o escritor, o cronista, o romancista e o poeta Ariano Suassuna. O festival está sendo realizado na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, numa realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.


A noite de abertura do A Letra e a Voz contou com a presença da secretaria de Cultura Leda Alves, do secretário executivo de Gestão Cultural, Williams Sant’anna, do presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, e da secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa. No tablado externo, montado no pavilhão da Av. Rio Branco, o público pode conferir a apresentação da bailarina Maria Paula Rêgo Costa e do violinista Sérgio Ferraz, com a apresentação “Onça Pintada”.

Em seguida, o público se dirigiu para o auditório para acompanhar o bate papo entre Fátima Quintas e Samarone Lima, mediado pelo jornalista Hugo Viana. Durante uma hora eles analisaram as nuances que faziam parte do homem Ariano Suassuna e de sua produção literária. Fátima Quintas destacou o surgimento do Movimento Armorial em 1970 como um momento marcante de Ariano Suassuna: “O Movimento Armorial foi revolucionário e ousado porque Ariano vai expressar-se como quer. Ele foi criado para canalisar a fusão do erudito com o popular”, definiu.

Samarone Lima relembrou detalhes do período em que acompanhou como assessor de imprensa, Ariano Suassuna, por Pernambuco e pelo Brasil. Segundo ele, nem a doença o desmotivava a continuar com suas aulas espetáculos, que encantavam o público, fosse ele pessoas do sertão do Araripe, à urbanidade do Rio de Janeiro. “Ariano nos últimos tempos chegava às aulas caminhando devagar, mas quando sentava e começava a contar seus causos e histórias, e que as pessoas iam aplaudindo e interagindo, ele crescia, a voz ia pegando mais intensidade e nem parecia que ali estava um homem de 87 anos. Ele se alimentava da energia do público nas aulas espetáculo”, afirma Samarone.

Mas as boas lembranças de Ariano Suassuna não ficaram por ai. O escritor paraibano, Bráulio Tavares, trouxe para o público a importância de um personagem que marca o livro A Pedra do Reino: Quaresma. Contando detalhes da relação desse personagem com o próprio Ariano, Bráulio apresentou os textos escritos para o folhetim “A Infância de Quaresma”, que não se transformou em livro, mas foi publicado em jornais da época. Alternando detalhes dos contextos em que o material foi escrito e do porquê de não ter se transformado em obra literária, e da leitura de trechos da história, Bráulio Tavares levou o público a uma viagem histórica.

O festival - O 13º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz acontece até domingo (30), na Avenida Rio Branco, no bairro do Recife. Este ano, ele homenageia o escritor Ariano Suassuna, morto em 2014, com o tema “A Demanda Artística do Reino de Ariano”. Além de palestra, mesas de debates e apresentações artísticas o festival conta ainda com a Festa do Livro, que este ano, está funcionando até sexta-feira (28) das 18h às 21h, e sábado(29) e domingo (30), das 8h às 20h. Ao todo 23 stands estão montados na Avenida Rio Branco. Confira abaixo a programação:


Serviço:
13º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz / Festa do Livro
Quando: de 26 a 30 de agosto
Horário: de quarta a sexta-feira, a partir das 19h
Sábado e domingo, das 8h às 20h
Local: Avenida Rio Branco, Bairro do Recife
www.facebook.com/ALetraEAVoz

Programação:
Quinta-feira, dia 27 de agosto
19h – Festa do Livro
19h - Intervenção teatral “Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuna”, com o ator Aramis Trindade.
19h30 - Palestra “A Importância do romanceiro popular nordestino na obra de Ariano Suassuna”, com Carlos Newton Junior.
21h - Cantoria com Edmilson Ferreira e Oliveira de Panelas.

Sexta-feira, dia 28 de agosto
19h – Festa do Livro
19h - Mesa “Eu vivi Ariano” com a participação de Virgínia Cavendish, Williams Santanna e Geninha da Rosa Borges. Mediação do escritor Cristiano Ramos
20h – Mesa de glosas temática em homenagem à Ariano Suassuna. Com coordenação de Cida Pedrosa e participação de cinco poetas do Sertão do Pajeú: Dudu Morais, Genildo Santana, Henrique Brandão, Maciel Correia e Zé Adalberto.

Sábado, dia 29 de agosto
8h – Abertura da Festa do Livro
14h - Contação de histórias com a cordelista Susana Morais e o músico Tio Diego
16h – Recital poético com o grupo Doiscordéis
19h – Apresentação do grupo Em Canto e Poesia

Domingo, dia 30 de agosto
8h – Abertura da Festa do Livro
14h – Contação de histórias com a Turma Mangue e Tal
18h – Final da Recitata 2015 – Concurso de Poesia Oral do Recife