Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.08.25 - 12h58

SAMU realiza grande Simulado de Colapso Estrutural nesta sexta-feira (29/8)

img_alt

Evento acontecerá no Geraldão, na Imbiribeira, e fará parte do Curso de Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), promovido pela Força Nacional do SUS
O SAMU Metropolitano do Recife realizará, na próxima sexta-feira (29/8), um grande Simulado de Colapso Estrutural, dentro do Curso de Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), promovido pela Força Nacional do SUS (FN-SUS), programa do Ministério da Saúde que atua para responder rapidamente a situações emergenciais que afetam a saúde da população. O treinamento acontecerá nas instalações do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, das 9h às 11h, e será voltado a profissionais de diversos órgãos.

“O enfrentamento de incidentes com múltiplas vítimas representa um grande desafio para os serviços de atendimento pré-hospitalar e para a rede hospitalar. No cotidiano do nosso estado, são frequentes os acidentes com mais de cinco vítimas, os quais exigem pronta resposta e articulação entre os diversos órgãos envolvidos. Tais situações, por vezes, superam a capacidade operacional dos serviços de emergência, o que evidencia a importância da capacitação e do entendimento claro das atribuições de cada instituição”, afirma o Coordenador Geral do SAMU Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.

De acordo com o coordenador da FN-SUS, Rodrigo Stabeli, situações de extremos trazem a necessidade de reorganização do sistema de saúde, por isso a importância de eventos como as simulações de múltiplas vítimas na formação pré-hospitalar. “Nesses cenários, contamos com vários fatores estratégicos e logísticos para atender o máximo de pessoas, o mais rápido possível, de forma a salvar vidas. E nesse ponto, o SAMU tem uma importância significativa. Procuramos treinar desde a pessoa que vai receber a vítima, aos colegas militares e também da Defesa Civil. Trabalhar com múltiplas vítimas é algo fora na nossa rotina e, para isso, precisamos ser bem treinados”, salienta.

A FN-SUS promove periodicamente cursos de capacitação em desastres e incidentes com múltiplas vítimas (IMV) para profissionais de saúde, visando prepará-los para eventos de grande impacto. Estes cursos focam em teoria e prática, incluindo temas como triagem, segurança da cena e gestão de riscos, sendo realizados em diversas cidades do país e oferecendo formação para atuação em situações de emergência e calamidades públicas. No Recife, o curso acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto, no Teatro do Imip, nos Coelhos, e encerrará no dia 29/8, no Geraldão.
 
 
 
Thiago Nunes