Sala de leitura é inaugurada no Conselho Municipal da Mulher
A Secretaria Especial da Mulher inaugurou nesta quinta-feira (27), no Pátio do Carmo, Centro do Recife, o mais novo espaço de leitura no Conselho Municipal da Mulher.
As organizações feministas da sociedade civil e a PCR doaram 750 livros para composição de um acervo inicial. Os gêneros dos livros variam entre políticas públicas, saúde, controle social, igualdade racial, orçamento participativo (OP), cultura, trabalho e renda, direitos humanos, violência, educação e violência. Estavam presentes no evento representantes da Secretaria de Direitos Humanos, a Secretaria de Educação, Conselheiras do Conselho Municipal e as delegadas do OP mulher. A Secretária da Mulher, Rejane Pereira ministrou a inauguração.
A sala de leitura foi batizada de Vilma Gomes, em homenagem a uma importante líder comunitária do bairro de Santo Amaro, que foi atuante na rede de desenvolvimento popular e atuante colaboradora do primeiro conselho municipal da Mulher, delegada do OP mulher, artesão e poetisa. Dona Vilma, como é carinhosamente conhecida pelas parceiras do conselho, é admirada por ter sido muito atuante e continuar nas atividades do cenário político municipal. Com a homenagem a idosa de 71 anos, o conselho também quis retratar o dia da pessoa idosa, comemorado em 27 de setembro.
“Uma das maiores alegrias para mim é ser reconhecida pelas companheiras de luta. É incrível saber que onde existir injustiça com o sexo feminino, e principalmente, violência contra mulher, estaremos lá, lutando! Estou muito feliz por essa homenagem”, disse Vilma Araújo com muito entusiasmo.
Dona Vilma foi eleita em 2011, em eleição realizada pelo conselho. "Estamos por meio desse espaço ressaltando o que nós acreditamos, que é a grande revolução e que ser mulher é ser dona da sua história”, afirmou a Secretária da Mulher, Rejane Pereira. O Conselho Municipal já tem data certa para inaugurar a próxima sala de leitura, que vai se chamar Clarice Lispector. A abertura será em dezembro desse ano, dentro do centro de referência Clarice Lispector.