PCR apreende trator e motosserra usados para derrubar árvores
Uma ação da Prefeitura do Recife para coibir a derrubada irregular de árvores, na tarde desta sexta-feira (27), resultou na apreensão de um trator, uma motosserra e diversos equipamentos de corte no bairro de Dois Unidos. Realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a operação ocorreu na Rua Pereira Barreto e foi deflagrada após denúncias de moradores da região. Uma pessoa foi autuada e responderá a um processo administrativo na PCR que prevê multa de R$ 5 mil a 50 mil.
Durante a investida no local, foi constatado o uso do trator para erradicar as plantas e fazer movimentação de terra, com o objetivo de alargar a via que é em leito natural. Machados, foices e uma motosserra ainda eram utilizados para retirar a vegetação nativa. De acordo com a chefe da Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Janaína Macedo, nenhuma das atividades tinha sido autorizada pelo município. Por isso, os materiais foram apreendidos.
“Identificamos o responsável pelo serviço e o autuamos. Como a atividade também configura crime ambiental, vamos remeter todas as informações ao Depoma para que ele responda criminalmente”, afirmou Janaína Macedo. Quanto ao material apreendido, ela explicou que o dono só poderá reavê-lo após o pagamento de multas. Afora os fiscais da secretaria de Meio Ambiente, a operação mobilizou cerca de 20 profissionais da Brigada Ambiental e Guarda Municipal do Recife.