Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.09.17 - 16h28

Ações da PCR lembram o Dia Mundial contra a Raiva

Programação contará com curso para protetores e interessados na causa animal e intervenções educativas em escolas e unidades de saúde.

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife promoverá uma série de ações para lembrar o Dia Mundial contra a Raiva, comemorado nesta quinta-feira (28). Além de atividades educativas em escolas públicas e unidades de saúde da capital (programação em anexo), haverá, no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, o primeiro Curso de Noções Básicas de Zoonoses e Manejo Seguro de Animais Domésticos.

No CVA, o curso começará às 9h, e tem como público alvo tratadores, protetores e interessados na causa animal. Os interessados podem fazer inscrição no local, a partir das 8h, com limite de 30 vagas. Além da Vigilância Ambiental do Recife, o evento é realizado em parceria com a Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (Seda), com a Federação das ONGs de Proteção Animal de Pernambuco (Faos) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE).

Doença - A raiva é uma doença também denominada encefalite rábica e hidrofobia. Ocorre em quase todas as partes do mundo. A raiva é transmitida para as pessoas após a mordida, lambida ou arranhadura do animal raivoso. Todos os animais mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e podem transmitir a doença, porém os mais importantes nesta cadeia de transmissão nas áreas urbanas são os cães, gatos, morcegos e alguns animais silvestres. A raiva animal foi uma doença comum no Brasil, mas hoje é considerada rara.

Vacina - Todos os animais de estimação devem tomar a vacina antirrábica, fornecida gratuitamente pela Secretaria de Saúde do Recife. Em caso de incidentes como mordida, arranhão ou lambida de animais não vacinados, as pessoas e responsáveis devem procurar um serviço de saúde para receber orientações de profissionais de saúde. No Recife, as unidades de referência são as policlínicas Lessa de Andrade (na Madalena) e Barros Lima (em Casa Amarela). Só os profissionais indicarão o que deve ser feito para iniciar o esquema de vacinação antirrábica, se for necessário.


Confira aqui a programação completa.