Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 27.09.21 - 12h41

Prefeitura do Recife celebra dia Mundial do Turismo

img_alt

Nesta segunda-feira (27), a Secretaria de Turismo e Lazer inaugura as ações do Salva-Arte, inicia o RoadShow Viva Recife e muito mais. (Foto: Dondinho/Seturel)

 

Riquezas históricas, inovação e criatividade são características marcantes do Recife. E será com todas essas marcas que a cidade celebra o Dia Mundial do Turismo, nesta segunda-feira (27). Vai ter cor, música, promoção do destino e muito mais ao longo do dia que também marca oficialmente o início do RoadShow Viva Recife.

Às margens da praia urbana recifense, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, inaugurou as obras de arte expostas nos postos salva-vidas inativos da Orla de Boa Viagem. Batizado de Salva-Arte, o projeto leva, desde 2015, cores aos tradicionais postos salva-vidas que embelezam o litoral da cidade desde 1940 - e que estão inativos há mais de três décadas.

Foram convidados seis artistas que, com suas habilidades, pintaram os ritmos pernambucanos. A Ciranda foi retratada por Ianah Maia; o Maracatu por Max Motta; o Manguebeat por Jota Zer0ff; o Coco de Roda por Jade Matos; o Brega por Abròs; e o Frevo por Jeff Alan.

Nesta segunda edição, o Salva-Arte agregou ao seu nome o título de Cores Inclusivas, reforçando a inclusão na sua essência, com a participação também de mulheres, pessoas periféricas e de origem afro-indígenas. As novas obras de arte estão expostas na Orla de Boa Viagem e já são um atrativo turístico para moradores e visitantes. Cada posto conta ainda com um QR Code que direciona para uma playlist exclusiva do ritmo homenageado.

O Salva-Arte - Cores Inclusivas é uma articulação da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realização da Copergás e curadoria da Nuvem Produções.

Outra novidade são as molduras fotográficas espalhadas pela cidade, convidando turistas e cidadãos para um registro inesquecível do destino. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Lazer inaugurou também novas molduras instagramáveis, painéis que convidam todos para garantir aquela foto turística para ficar na memória e também no porta-retrato de casa.

Ao todo, são oito novas molduras, sendo duas na Orla de Boa Viagem, uma em frente ao edifício Oceania e a outra em frente ao Hotel Atlante Plaza; uma na Rua da Aurora, próximo às estátuas de Manuel Bandeira e Ariano Suassuna; e outras na Praça do Marco Zero, na Ilha de Deus, no Forte do Brum, no Morro da Conceição e no Teatro de Santa Isabel.

As novas placas se somam à que já existia na Rua do Bom Jesus, totalizando nove placas instagramáveis na cidade. “Escolhemos locais estratégicos na nossa cidade, seguindo também essa ideia de que hoje em dia o turista quer registrar e compartilhar suas fotos”, destacou Cacau. 

Roadshow Viva Recife promove destino turístico - Outra grande ação que tem início na noite deste dia 27 é o RoadShow Viva Recife. Realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, em parceria com o Sebrae,  Recife Convention Visitors & Bureau, Empetur e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a ação é direcionada aos agentes de viagem e operadoras de viagem. 

O roadshow vai passar por nove cidades do Nordeste, sendo a primeira delas Caruaru. Hoje, o evento acontecerá no SENAC, na Avenida Maria José Lyra, 140, Indianópolis. “Estamos muito felizes em retomar com o roadshow, que é um sucesso na promoção turística. Neste momento estamos seguindo a tendência atual da regionalização do turismo e, por isso, escolhemos destinos estratégicos”, explicou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

O RoadShow Viva Recife traz a promoção do destino de forma diferenciada, contada pelo gerente de Inovação e Roteiros Turísticos do Recife, Bráulio Moura, que interpreta o personagem Bráulio Grump. Na história, o gestor viaja no tempo detalhando os principais atrativos turísticos da cidade. A ação é direcionada aos agentes de viagem, operadores de turismo, trade turístico e representantes institucionais, entre outros. O evento itinerante vai apresentar o Recife e promover a realização de negócios.

O roadshow é uma qualificação especializada sobre o destino turístico com apresentações, palestras e rodadas de negócios. Serão cerca de 70 participantes em cada cidade, somando quase 630 no total. Todos os eventos serão realizados acompanhando as medidas sanitárias vigentes e respeitando os protocolos de segurança.

No ano passado, a ação aconteceu de forma virtual, chegando a quase 4 mil visualizações nas plataformas digitais. Neste importante retorno, o roadshow é também momento para interação entre o trade, com palestras e rodadas de negócios, mas dando ainda mais destaque à promoção do destino, colocando Recife nas prateleiras dos destinos brasileiros mais procurados por viajantes. 

Confira abaixo a programação completa:

Cronograma RoadShow Viva Recife

27/09 - Caruaru/PE

13/10 - Campina Grande/PB

14/10 - João Pessoa/PB

15/10 - Natal/RN

25/10 - Fortaleza/CE

27/10 - Salvador/BA

17/11 - Maceió/AL

18/11 - Aracaju/SE

23/11 - Petrolina/PE