Prefeitura do Recife promove vacinação antirrábica e ações educativas contra a doença no bairro da Boa Vista
A Prefeitura do Recife promove, nesta quarta-feira (28), Dia Mundial contra a raiva, uma programação voltada ao combate e à informação sobre a raiva animal. Com ações realizadas pela equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (Sesau) da capital, o evento será realizado, das 8h às 12h, na praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, e vai contar com vacinação antirrábica em posto fixo, porta a porta no entorno da praça, além de orientações sobre os cuidados para evitar a doença e a importância da imunização.
“A praça Oswaldo Cruz foi escolhida porque o hospital, que recebe o mesmo nome da praça, registrou em 2017 o último caso de raiva animal no Recife. De forma simbólica, escolhemos o local para continuarmos levando os cuidados e prevenção contra a doença de maneira educativa”, detalha a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes.
Para garantir a imunização de seu pet durante o evento, o tutor vai precisar apresentar a carteira de vacinação do animal. Quem não tiver o documento receberá a carteirinha no ato da imunização, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada. Para quem não puder levar os animais para se vacinar nesta ação, a Sesau disponibiliza a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), no Cordeiro, e em territórios dos oito distritos sanitários (DS) por agendamento (confira os locais abaixo).
A raiva é uma zoonose causada por um vírus que infecta os animais, podendo ser transmitida para as pessoas. O Recife tem atendimento de referência contra a doença na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena. A orientação da Secretaria de Saúde é que o usuário procure imediatamente o serviço em caso de contato com a saliva infectada, seja numa mordida ou por arranhões de animais domésticos ou selvagens.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e realiza atendimento através de uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Os profissionais avaliam a agressão para recomendarem o tratamento, segundo o Protocolo do Ministério da Saúde, com soro, imunoglobulina, se necessário, vacina antirrábica ou observação do animal”, explica a coordenadora da Policlínica Lessa de Andrade, Fabiana Coelho.
Aos finais de semana e feriados, a assistência aos usuários que forem agredidos por animais de rua, silvestres ou morcegos é feita para o público adulto na Policlínica Professor Barros Lima, em Casa Amarela, das 7h às 19h, e para o público infantil no Hospital de Pediatria Helena Moura, na Tamarineira, com atendimento 24h.
DIA MUNDIAL CONTRA A RAIVA - A dia 28 de setembro, Dia Mundial contra a Raiva, foi escolhido em homenagem a Louis Pasteur, cientista francês que produziu a primeira vacina contra a doença. A data tem como objetivo conscientizar sobre as consequências da raiva humana e animal e explicar a maneira de preveni-la.
COMO AGENDAR A VACINA ANTIRRÁBICA?
DSI - Rua Mário Domingues, 70, Boa Vista. Agendamento pelo telefone (81) 3355-6821
DSII - Rua Antônio Rangel, 208, Encruzilhada. Agendamento pelo telefone (81) 3355-6952
DSIII - Rua Xavantes, 205, Casa Amarela. Agendamento pelo telefone (81) 3355-5402
DSIV - Rua Cantora Clara Nunes, 183, Vila Santa Luzia - Torre. Agendamento pelo telefone (81) 3355-7577
DSV - Rua Jacira, 263, Afogados. Agendamento pelo telefone (81) 3355-6791
DSVI - Rua Jean Emile Favre, 1636, Ipsep. Agendamento pelo telefone (81) 3355-1964/75
DSVII - Rua São Domingo Sávio, 172, Alto José Bonifácio. Agendamento pelo telefone (81) 3232-4486
DSVIII - Rua Escola de Sagres, 22, Jordão Baixo. Agendamento pelo telefone (81) 9 9322-9479