Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.09.23 - 20h00

Recife reúne serviços de urgência e emergência do Norte e Nordeste na 5ª Jornada do SAMU Metropolitano

Evento começa nesta quinta-feira (28), no Teatro do Imip, nos Coelhos, e prossegue até sábado (30), com simulado aeromédico no Jockey Club de Pernambuco. Evento reúne serviços de urgência e emergência do Norte e Nordeste do País, debatendo temas como incidentes com tubarão, transplante de órgãos e operações de resgate e salvamentos com apoio de aeronaves  
 
 
De 28 a 30 de setembro acontece, no Teatro do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, nos Coelhos, a 5ª Jornada do Samu Metropolitano Recife, encontro Norte e Nordeste de serviços aeromédicos. A programação segue das 8h às 18h e conta com mesas-redondas, palestras e debates, além de um simulado de resgate aeromédico, que será realizado no Jockey Club de Pernambuco, Prado, no próximo sábado. A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, participa da mesa de abertura da jornada.  

‘’Para esta edição, preparamos uma programação bem especial e toda dedicada ao Atendimento Aeromédico dos Serviços que fazem suas atividades na região Norte-Nordeste. Serão três dias de muito conhecimento, intercâmbio de informações, aulas com profissionais renomados de todo o Brasil, finalizando com um grande simulado prático no último dia com as aeronaves de asas rotativas (helicópteros) dos grupamentos convidados ao evento. Tenho certeza de que esse será um marco na formação e atualização de todos os participantes’’, comenta o coordenador geral do SAMU metropolitano Recife, Leonardo Gomes.

A primeira mesa-redonda do evento discutirá sobre resgate e atendimento aeromédico em diferentes localidades, destacando a realidade Amazônica, os grandes centros urbanos, resgate offshore e missões e resgate em tragédias/catástrofes. No mesmo dia, ainda será discutido a legislação para tripulantes e segurança aeronáutica. No segundo dia, o destaque é a mesa-redonda sobre transporte de paciente crítico e situações especiais, na qual serão debatidos temas como incidentes com tubarões em Pernambuco e captação e implante em doação de órgãos.

A jornada ainda trará relato sobre experiência em Operação Aeromédica Noturna no Estado do Ceará, com o TC Virgílio Ryozaburo e Cláudio Sawaki, da Ciopaer/CE; palestra sobre Covid-19, com Major Mauro Pascale, da FAB; intercorrências aeromédicas em voo, com o enfermeiro Lúcio Macedo (SAMU/Ciopar-CE); Hemotransfusão no APH, com o OSM Maurício Lemos (Coordenador médico da base Maringá/PR), entre outras.

No dia 30 de setembro, no sábado, das 9h30 às 11h, um simulado de resgate aeromédico vai demonstrar como o Samu age para fazer o atendimento com aeronaves a vítimas graves. A atividade, que vai acontecer no espaço do Jockey Club Pernambuco, no Prado, vai contar com oito aeronaves de asas rotativas (helicópteros) dos grupamentos convidados ao evento.

SAMU RECIFE - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é um Programa do Governo Federal que tem como principal objetivo chegar brevemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde que possa levar a sofrimento, sequelas ou até mesmo à morte.

No Recife, o Samu foi inaugurado pela Prefeitura do Recife em 21 de dezembro de 2001. Atualmente são realizados, em média, dois mil atendimentos mensais. A capital pernambucana sedia a Central de Regulação Médica do Samu 192 Metropolitano do Recife, que, além do município sede, regula também os chamados de 71 municípios pernambucanos e da Ilha de Fernando de Noronha.

Para garantir o atendimento à população recifense, o Samu conta com uma frota de quatro Unidades de Suporte Avançado (USA); 22 Unidades de Suporte Básico (USB), sendo uma destinada ao atendimento de psiquiatria; oito motolâncias e também um helicóptero que faz parte de convênio firmado com a Polícia Rodoviária Federal(PRF).

O Serviço Aeromédico do SAMU surgiu em 2007 por meio de um convênio do Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde, tendo como participantes o SAMU 192 e a Polícia Rodoviária Federal (PFR). Hoje o SAMU Recife é uma referência regional em Serviço Aeromédico.
 
 

SERVIÇO:

Evento: 5ª Jornada do Samu Metropolitano Recife
Local: Teatro do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, nos Coelho
Dia: 28/9 às 8h