NOTÍCIAS

Cultura | 27.10.11 - 20h37

Alunos da Escola José da Costa Porto participam da XVII Ciência Jovem

Eles concorrem na categoria Divulgação Científica e o resultado sai nesta sexta (28)

Por Marcos da Silva

Alunos da Escola Municipal José da Costa Porto, no Coque, estão participando até esta sexta-feira (28), da XVII Ciência Jovem, no Espaço Ciência (Complexo de Salgadinho). Com o tema “Desvendando o delicioso mundo da geometria”, os educandos participam do evento na categoria Divulgação Científica. Eles utilizaram canudos, palitos e jujuba para representar formas geométricas com o intuito de tornar o assunto mais conhecido e agradável para as pessoas.

Logo na chegada, os visitantes são recebidos por uma dupla de estudantes da escola que, além de serem alunos com excelentes notas, deixam bem claro que têm a matéria na ponta da língua. “O dodecaedro, segundo Platão, representa o espaço. Ele tem a forma de uma bola e todos os planetas têm formas arredondas”, esclarece Vinícius Santos, 12 anos, 6º ano. Outro que recepciona os curiosos é Alessandro Silva, 12, também do 6º ano, que esclarece: “de acordo com Platão, o tetraedro representa o ar e um balão precisa do ar para subir”, associa o adolescente.

Desde maio os alunos do 6º ano da Escola Municipal José Costa Porto trabalham em sala de aula o contexto da geometria. A professora de matemática, Luíza Anselmo, desenvolveu o projeto para que o aprendizado fosse fixado de maneira mais significativa. “A ideia era sairmos do abstrato para o concreto. O canudo representa o ponto, a reta, o plano. A partir daí passamos para a geometria espacial. Os educandos começaram a associar a jujuba a um vértice, um palito a uma aresta. Tudo se tornou mais divertido e saboroso”, explicou.

Trouxemos nossos alunos para visitar os estandes e fazer um relatório para nota. Nossa escola participa da Mostra com um projeto de sustentabilidade, então eles visitarão outras tendas dentro do mesmo ramo para a elaboração dos comentários”, assegurou a professora de geografia, Márcia Pereira, educadora da mesma escola.
Muito concentrada em absorver o máximo de informações possíveis, Mirelly Alves, 11 anos, 6º ano, disse que adorou a visita. “Aprendi que devemos preservar o meio ambiente e nunca jogar o lixo nas ruas”, disse.

Expectativa - Até o final da tarde desta sexta-feira (28), serão conhecidos os três primeiros colocados, dentro de cada segmento, entre os estabelecimentos de ensino de todo o Brasil que participam da feira. A mostra foi dividida em cinco categorias, de acordo com o nível educacional de cada participante: Iniciação à Pesquisa, voltada aos alunos da educação infantil e ensino fundamental; Divulgação Científica, para os alunos do ensino fundamental; Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, destinadas a alunos do ensino médio; e Educação Científica, exclusiva para os professores. Os ganhadores terão acesso a outras feiras pelo Brasil.

Serviço:
XVII Ciência Jovem
Até sexta-feira (28), das 8h às 12h e das 13h às 17h
Espaço Ciência /Complexo de Salgadinho, Olinda

ASSUNTOS: