CTTU amplia frota de táxis no Porto do Recife para temporada de cruzeiros
A medida visa a atender o aumento da demanda de turistas para os próximos meses
A partir do próximo domingo (30), será permitida a operação especial de táxis no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife para a temporada 2011/2012 de cruzeiros. Para melhor atender os turistas que irão desembarcar e conhecer a capital pernambucana, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) ampliou o número de veículos credenciados que poderão acessar a área e transportar passageiros neste ano. O resultado final do processo seletivo que aumentou o serviço foi publicado nesta quinta-feira (27), na edição de nº125 do Diário Oficial do Município.
Foram classificados 66 permissionários para trabalhar no Porto do Recife, totalizando 150 veículos autorizados pela CTTU para atendimento dos passageiros dos cruzeiros. Cada taxista irá receber uma tabela com todas as informações com dias e horários das chegadas das viagens marítimas, além de um adesivo especial que permitirá a entrada no terminal. Até maio do próximo ano, estão previstas as chegadas de 72 cruzeiros vindos de diversos destinos.
O trabalho dos táxis no Porto do Recife será fiscalizado por equipes de trânsito e de transporte da CTTU, que irão monitorar a entrada e saída dos veículos e também o trânsito na Avenida Militar - endereço do Terminal. Os taxistas ficarão num terreno do Porto, em frente à área de entrada do local e serão acionados de acordo com a necessidade dos visitantes.
“Estamos acompanhando o crescimento do número de navios que estão aportando no Recife. Precisamos receber bem esses passageiros que irão movimentar a economia da nossa Cidade. Mesmo com o aumento de demanda, vamos continuar a fazer levantamentos de demanda e oferta para saber se na próxima temporada será preciso nova seleção”, pontua o diretor de Transporte da CTTU, Carlos Augusto Elias.
Critérios de seleção – A escolha dos taxistas que trabalharão no Porto foi rigorosa para garantir o conforto e segurança dos turistas. Para ser classificado na seleção de ampliação do serviço de táxi no Porto do Recife, realizada no último mês de julho, o taxista tinha que estar regularmente cadastrado no município; não ter o condutor cometido infração de trânsito gravíssima nos últimos 12 meses; não possuir débitos junto ao Município; e não ter sentença criminal com trânsito em julgado nas esferas federal e estadual. O táxi deveria ter idade máxima permitida de dois anos de fabricação; de cor branca; possuir quatro portas; ar condicionado; compartimento de bagagem acima de 200 litros livres; e taxímetro com impressora multi-informacional. Todos os veículos selecionados para prestação do serviço no Terminal de Passageiros do Porto do Recife foram submetidos à vistoria para aprovação final.
Turismo - A Secretaria de Turismo montou uma Central de Atendimento no Porto do Recife para orientar os turistas da temporada de navios 2011-12, que começou na terça-feira (25), no Brasil com a chegada do Ocean Dream. No desembarque e embarque, os turistas são recebidos por orquestra de frevo, passistas e caboclos de lança.
Estão à disposição dos cruzeiristas atendentes bilíngues e o novo material promocional específico para passageiros de cruzeiros com sugestões de roteiro no Recife Antigo, contemplando o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus, a Sinagoga Kahal Zur Israel, a Praça do Arsenal, a Torre Malakoff, entre outros locais. As operações no Porto do Recife contam com parceria de diversos órgãos, entre os quais Sindicato dos Táxis, CTTU, Dircon, Polícia Militar, Emlurb, Secretaria Estadual de Turismo e Empetur.