NOTÍCIAS

Cultura | 27.10.11 - 13h46

Jardim Botânico do Recife recebe visita de cientista do RJ

O Jardim Botânico do Recife (JBR), recebeu, nesta quinta-feira (27), a pesquisadora titular do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Dra. Tânia Sampaio Pereira, bióloga, mestre em Botânica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Ecologia, pela Universidade de São Paulo (USP).

A visita técnica teve como objetivo orientação ao Jardim Botânico do Recife na busca pelo enquadramento na Resolução CONAMA-339/2003, que normatiza o funcionamento dos jardins botânicos no Brasil. A adequação às normas da resolução viabiliza o acesso a instrumentos que ampliarão as condições do JBR na área de pesquisa científica, conservação, educação ambiental e lazer, como financiamento e intercâmbio entre congêneres.

Jardim - Filiado à RBJB e à Botanic Gardens Consarvation International (BGCI), o JBR foi criado em 1979 e é herdeiro da tradição de ter sido Recife a primeira cidade das Américas a ter um jardim botânico. Entre 1630 e 1654, durante o período da ocupação holandesa na Capitania de Pernambuco, o Conde João Maurício de Nassau Siegen fez plantar coleções de plantas vivas nos jardins do Palácio de Friburgo, atual sede do Governo de Pernambuco, hoje Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife.

De acordo com a Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), o Brasil tem 36 JB’s. No Nordeste, são seis: em Caucaia (CE), Tibau do Sul (RN), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Teresina (PI), criado recentemente. O JBR é o único jardim botânico do Estado de Pernambuco.

Após a visita ao Jardim Botânico, a Doutora Tânia Sampaio Pereira segue até a Secretaria do Meio Ambiente, na Encruzilhada.