NOTÍCIAS

| 27.10.11 - 10h59

Pernambuco e Espanha foram estrelas da oitava noite do Festival de Dança

[caption id="attachment_8036" align="alignright" width="334" caption="Lú Streithorst"][/caption]

Apresentações aconteceram no Teatro de Santa Isabel na noite desta quarta (26)

Mais uma noite de bons espetáculos marcou a 16ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR), realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura. Um numeroso público compareceu ao Teatro de Santa Isabel, nesta quarta (26), para prestigiar as apresentações de “O alfaiate de livros”, com Otávio Bastos, e “Más o menos um día”, com Juan de Torres e Daniela Merlo. O evento foi apreciado também pelo coordenador do FIDR, Arnaldo Siqueira.

“O artista poetisa seu sofrimento”. Com essa frase, Otávio Bastos inicia sua performance, enredada em fatos biográficos, da relação da sua família com os livros. O solo contemporâneo é acompanhado por música instrumental suave. Num cenário com um livro, agulha e linha, Otávio traça seus passos, ao mesmo tempo em que letras e textos são projetados, primeiramente, no seu corpo e numa tela.

“Otávio é pernambucano, ex-aluno da escola de Frevo, teve uma carreira brilhante na companhia de dança de Antônio Nóbrega e já se apresentou em lugares como a Nova Iorque e China. Hoje ele nos presenteou com esse trabalho belo e contemporâneo”, afirma Arnaldo Siqueira, coordenador do FIDR.

A segunda apresentação, da companhia espanhola Larumbe Danza, trouxe à cena o espetáculo “Más o menos un dia”, inspirado nos 20 anos de casados (comemorados em 2004) dos bailarinos Juan de Torres e Daniela Merlo, que executam a dança. A dupla exibe as nuances de um relacionamento, deixa transparecer as brigas, os medos, a sintonia, o amor. “Eles têm precisão nos movimentos e são criativos. A coreografia é ousada em alguns momentos e mistura traços de ironia e puerilidade que mexeram com a plateia”, comenta Arnaldo.

“Achei as duas coreografias bastante interessantes, gostei muito da música, da mensagem, da leveza”, diz a estudante, Camila Santos. O Festival Internacional de Dança do Recife segue até o dia 30 de outubro, oferecendo espetáculos a preços populares (R$ 5), workshops gratuitos e intervenções urbanas em diversos pontos da cidade. A programação completa está no blog do festival.