Secretaria da Mulher apresenta perfil preliminar das servidoras municipais
Pesquisa realizada pela Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife revela que 75% das servidoras municipais têm curso superior completo; 52% são casadas; 49% são brancas; 39% são pardas; 67% sustentam a família; 6% são divorciadas; e 1% se declaram lésbicas. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (27), pela titular da pasta Especial da Mulher, Rejane Pereira, como parte da programação comemorativa do Mês do Servidor, e irão facilitar a elaboração de políticas públicas para as funcionárias.
Mil e trezentas servidoras responderam espontaneamente o questionário sem a necessidade de se identificar. As perguntas incluíram informações sobre idade, raça/cor da pele, orientação sexual e responsabilidade de cada uma no sustento da família. Também a função exercida na Prefeitura, o salário, grau de instrução, número de filhos, entre outras questões.
As secretarias de Saúde e de Educação, Esporte e Lazer foram responsáveis por 84% dos questionários respondidos. Rejane Pereira revelou que “em março, o mapeamento será mais abrangente, pois irá identificar o total das servidoras da Prefeitura, incluindo as que trabalham nas empresas indiretas”.
Outros dados da consulta preliminar indicaram que 12% das entrevistadas possuem ensino médio completo; 6% tem superior incompleto; 3% concluíram o ensino fundamental e 3% não concluíram. As solteiras são 33% e as viúvas representam 4%. Das 1.300 entrevistadas, 99% se declararam heterossexuais e 29% não são responsáveis pelo sustente da família.