NOTÍCIAS

Saúde | 27.10.15 - 16h20

Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra chama atenção para Doença Falciforme

Duas policlínicas da Prefeitura do Recife são referências para o diagnóstico da doença

 

Profissionais da Secretaria de Saúde do Recife chamam atenção, nesta terça-feira (27), para o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra e Dia Nacional de Visibilidade da Pessoa com Doença Falciforme. A data é marcada pela luta a favor da assistência a usuários que possuem a doença e contra o preconceito e a desinformação acerca do assunto. No Recife, há cerca de 300 pessoas diagnosticadas com Doença Falciforme, cujo acompanhamento é feito no Hemope.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a doença é um dos problemas genéticos e hereditários mais presente em todo o mundo. No Brasil, também está entre as mais comuns, mais prevalente nos estados que têm maior concentração de afrodescendentes. “Desde 2002, a Prefeitura do Recife oferece o exame diagnóstico da Doença Falciforme para todas as gestantes, durante o pré-natal, e para toda a população, com coleta descentralizada de sangue nas unidades de saúde da rede”, explica a coordenadora da Política de Saúde da População Negra, Sony Santos.

Para Sony, a informação e a atenção ao usuário portador da doença são formas de melhorar a qualidade de vida do paciente. “A informação melhora o acesso ao atendimento à saúde, porque muita gente não sabe o que é a doença, então os nossos profissionais da Atenção Básica estão preparados para colaborar com orientações e encaminhamentos necessários”, afirma. “E temos tido o cuidado ainda de capacitar profissionais das áreas da Educação e de Direitos Humanos”, completa.

Serviço – As Policlínicas Lessa de Andrade, na Madalena, e Albert Sabin, na Tamarineira, são referências para o diagnóstico da doença falciforme, com a realização de cromatografia da hemoglobina. A coleta sanguínea pode ser feita em qualquer unidade de saúde da Prefeitura do Recife, que encaminha a amostra para o Laboratório Municipal Julião Paulo, no bairro de Santo Amaro. As três maternidades municipais – Barros Lima (Casa Amarela), Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura) realizam o teste do pezinho entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido.