NOTÍCIAS

Educação | 27.10.15 - 20h41

Estudantes da rede municipal viajam nesta quarta para disputar Olimpíada Brasileira de Robótica

Três estudantes da rede municipal de ensino do Recife viajam às 16h desta quarta-feira (28) para Uberlândia, em Minas Gerais, onde disputarão a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro, todos com 14 anos e alunos do 9º ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, localizada na Várzea, ficaram em terceiro lugar na etapa estadual e com isso se classificaram para a fase nacional. O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, acompanhará o embarque dos estudantes no Aeroporto Internacional do Recife, às 14h desta quarta.

Os alunos viajarão junto com o professor Cid Espíndola, que é um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, desenvolvido em todas as unidades de ensino municipais desde 2014. Os treinamentos estão sendo conduzidos pelo docente junto com o aluno Ryan Vinícius Morais, 14 anos, que cursa o 9º ano da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, localizada nos Torrões. Ele está passando para os colegas a experiência que adquiriu na olimpíada mundial de robótica, na Rússia, no ano passado.

A Olimpíada Brasileira de Robótica começa nesta quinta-feira (29) e termina no próximo domingo (1°). Este ano, 88 equipes de todo o Brasil disputarão a final, sendo 40 do nível 1 (Ensino Fundamental) e 48 do nível 2 (Ensino Médio). Na primeira fase, nas etapas práticas regionais, mais de 1.800 equipes participaram da OBR, que é uma das olimpíadas científicas mais importantes do País. Esta é a segunda vez que os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede municipal de ensino do Recife se classificam para a fase nacional da OBR. Em 2014, uma equipe do 9º ano da Escola Municipal Dom Bosco venceu a etapa regional da olimpíada e pôde disputar a etapa nacional em São Paulo.