NOTÍCIAS

Cultura | 27.10.15 - 16h50

Museu da Cidade do Recife sedia Festival de Publicação Independente

Festival vai até 1º de novembro com entrada franca ao público. 

O Museu da Cidade do Recife sedia de 27 de outubro a 1º de novembro, o PUBLIQUE-SE! Festival de Publicação Independente. O Festival, cujo mote principal é a autopublicação, ou publicação independente, começa todos os dias às 9h e conta com programação pela manhã, tarde e noite. PUBLIQUE-SE! é uma iniciativa da Editora Livrinho de Papel Finíssimo e conta com incentivo do Funcultura. O acesso do público é gratuito. O Museu da Cidade é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife e está localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

A programação do PUBLIQUE-SE! envolve temas que interessam ao campo editorial independente, com atividades de formação, exposição, feira e ateliê de publicação. Estão programadas oficinas, debates e palestras, com temas definidos a partir de lacunas percebidas na formação das pessoas envolvidas no mercado editorial independente e também voltados para o público em geral interessado em cultura e contemporaneidade.

A exposição de livros e de fotos de livros está sendo toda produzida com o intuito de que o público reflita sobre as possibilidades do livro em estreito diálogo com as artes gráficas e visuais. A curadoria é da diretora do Museu da Cidade do Recife, Betânia Corrêa de Araújo.

O Ateliê PUBLIQUE-SE! estará publicando na hora poemas, crônicas, minicontos e ilustrações. Por fim, a feira é um espaço destinado a 30 expositores, editoras e autores independentes, com foco na produção brasileira contemporânea. O objetivo é reunir e apresentar a Pernambuco a crescente produção de escritores, fanzineiros, ilustradores e artistas visuais que já circulam em feiras independentes de todo o Brasil. A feira será a atividade de encerramento do Festival.

Formação - As atividades voltadas para a formação são estruturadoras para o PUBLIQUE-SE! A elas será dedicada a maior parte do tempo de programação. As manhãs serão das oficinas, voltadas aos praticantes da publicação autoral que demandam aprendizagens potencializadoras da sua produção. São elas: Encadernação para Publicação de Livros, por Daniel Barbosa (PR); Autopublicação em Quadrinhos, Arte e Literatura, por S. Lobo (RS) e Publicar-se como Força da Natureza, por André Telles do Rosário (SP). As oficinas tiveram seleção prévia a partir de inscrições gratuitas.

Para as tardes, foram programadas palestras marcadas pelos percursos conceituais e metodológicos encampados em frentes tão variadas quanto a acessibilidade e rede cartonera. Participam como ministrantes, Tatiana Martins (Fotolibras - PE), Thémis Lima (Editora Tribos - RN) e André Arribas (Pé de Letra – PE). Para apresentar sua caminhada desde os tempos dos fanzines autorais às grandes editoras, das HQs aos romances, com destaque para a importância do seu caderno de artista é Lourenço Mutarelli (SP).

Debates que podem atrair um público mais amplo, que se interessa por cultura e contemporaneidade irão ocupar as noites de terça a sábado. Direitos autorais, formas de financiamento, escoamento de produção e questionamentos sobre o fim do livro serão discutidos entre Fábio Andrade (UFPE - PE) e Alex Silva de Jesus (UFPE - PE), com mediação de Rodrigo Acioli; S. Lobo (RS) e Wellington Mello (Fundarpe - PE), com mediação de Sabrina Carvalho; Lívio Meireles (Casa - PE), Rogério Robalinho (Bienal do Livro - PE), João Varella (Lote 42 - SP) e Ana Rocha (Polvilho Editora - SP); Fred Cajú, da Editora Castanha Mecânica e Demétrios Galvão (Acrobata - PI), com mediação de Camilo Maia.

Exposição - O PUBLIQUE-SE! promove também exposição coletiva de livro de artista em duas modalidades: obras que estarão fisicamente expostas e liberadas para manuseio pelo público e vídeo realizado por Irma Brown a partir de fotografias de livros, que por qualquer razão não poderiam estar expostos. Cada categoria está concorrendo a prêmios no valor de R$ 2.942,55 (valor bruto de 3.000, com dedução de R$ 57,45, referentes aos tributos segundo a legislação de premiação).

Serviço:
PUBLIQUE-­SE! Festival de Publicação Independente
Quando: 27 de outubro a 01 de novembro de 2015
Horário:
Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, São José, Recife.
www.festivalpubliquese.com.br
fcbk: festivalpubliquese
Acesso gratuito a todas as atividades.

 

Confira aqui a programação.