Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 27.10.17 - 17h07

PCR e Sebrae concluem curso de empreendedorismo para ex-usuários de drogas

img_alt

A parceria entre Prefeitura do Recife e Sebrae beneficiará um total de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade social e ex-usuários de drogas (Foto:Neide Andrade/Cortesia)

 

Foi encerrado, nessa quinta-feira (26), o curso de empreendedorismo Juntos Somos Fortes, oferecido no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa faz parte do Programa Integra Recife, que trabalha a inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas.

A parceria entre a Prefeitura do Recife e o Sebrae beneficiará um total de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade social e ex-usuários de drogas atendidos pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod). Também foram oferecidos os cursos “Crescendo e empreendendo” e “Transforme a sua ideia em um modelo de negócio”. Somando o número de beneficiados com os cursos oferecidos pela Prefeitura em parceria com o Sebrae e os ofertados junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), são mais de 850 pessoas beneficiadas.

"Muitos ex-usuários de drogas, por conta da vulnerabilidade, têm pouca escolaridade e também sofrem grandes dificuldades para se inserir no mercado de trabalho. Por isso, o Programa Integra Recife viabiliza a inclusão dessas pessoas em cursos de empreendedorismo, que é uma das alternativas para que os usuários consigam sua autonomia", disse Juliana Gouveia, técnica de Inserção Social e Produtiva da Sepod.

De acordo com a consultora e instrutora do Sebrae, Ana Cristina Alves, que ministrou o curso Juntos Somos Fortes, a temática foi de acordo com a realidade dos alunos, que tiveram um bom desempenho. "Fizemos uma brincadeira de sonhar com uma cooperativa e, assim, trabalhamos questões como companheirismo, sonho, maturidade e também o autoconhecimento, para que possamos investir no que gostamos de fazer", explicou a representante do Sebrae.

Juvenal Damacena Júnior foi usuário de drogas e um dos 14 concluintes do curso de empreendedorismo. Ele ainda é aluno do curso de panificação oferecido pela Prefeitura em parceria com o Senai. "Aprendi, aqui, que juntos podemos conseguir melhores resultados. Me identifiquei com temas como atitude e perseverança", contou Juvenal.

INTEGRA RECIFE - O Programa Integra Recife faz parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas e oferece serviços de inserção social e produtiva para ex-usuários de drogas, tais como encaminhamentos para elevação de escolaridade, qualificação profissional, para a agência de emprego e encaminhamentos para retirada de documentos básicos.

Além de cursos de empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, foram pactuadas também 460 vagas para qualificação profissional em parceria com o Senai para cursos de eletricista industrial, pedreiro de alvenaria, operador de computador, panificação e sistema de automação. Os interessados pelos serviços podem se inscrever na fila de espera através do telefone 3355.8210.